Anna Paola Bonora Bettega – (2º semestre)
Em 1979, os diretores das empresas proprietárias da gleba – Praias paulistas S.A e Cia Fazenda Acaraú, sobrevoaram de helicóptero a praia de São Lourenço, e a partir daí a Riviera de São Lourenço começou a tomar forma.
Depois desse voo, esses diretores começaram as negociações com a diretoria do Sobloco Construtora S/A para a urbanização de uma área de 9 milhões de metros quadrados. Assim, junto dos arquitetos Oswaldo Correa Gonçalves e Benno Perelmutter, e seguindo as diretrizes concedidas pela Prefeitura de Santos, a construtora Sobloco começou o desenvolvimento urbano no local logo após a assinatura dos contratos em agosto de 1979.
Além das questões urbanas, a construtora se comprometeu com a busca de soluções para os impactos ambientais e a criação dos processos de vigilância aos eventuais abusos e desvirtuamentos na ocupação da área. Junto a isso, estudos de mercado, analise jurídica e projetos de terraplanagem, drenagem, rede de água e de esgotos.
Ainda em 1979, foram instaladas fabricas de guias de tubos de concreto, e abertas ruas e canais. Em 1982, a rodovia Mogi-Bertioga foi inaugurada, e em 1985, a rodovia Rio-santos, o que agilizou o processo das obras.
Em 1983 o stand de vendas teve sua obra terminada, assim como o primeiro prédio, o Riviera flat, no modulo 3. Aos poucos, assim como o numero de prédios, o numero de casas foi aumentando, e as primeiras instalações de comercio local foram surgindo, como o supermercado da Riviera de São Lourenço em 1986 e o Riviera Shopping, em 1991.
Atualmente, cerca de 60% da área de Riviera está ocupada, são mais de 11mil unidades habitacionais, um shopping com 50 lojas, escolas, consultórios médico e dentário e estrutura de saneamento básico. Riviera de São Lourenço é um ótimo lugar para se passar um final de semana, férias, ou até mesmo o ano novo, com um lindo show de fogos na praia.