Pelo Mundo – ESPM – Guarulhos

Share

Derick Toda – (1º semestre)

A cidade de Guarulhos foi fundada em 8 de dezembro de 1560 pelo Padre Jesuíta Manuel de Paiva, em um local que era habitado pelos Índios Guarus, da tribo Guaianases. Assim que surge então o nome da cidade. Contudo, só apenas em 1906 que a Guarulhos recebeu o título de cidade devido a uma lei Estadual. Guarulhos é um dos 39 munícipios do estado de São Paulo e é a segunda mais populosa, ficando atrás apenas da capital. Segundo pesquisa de 2020 do IBGE o munícipio possui 1.392.121 habitantes e uma extensa área de 318 mil quilômetros quadrados.

A razão da atual grandiosidade da cidade foi devido a década de 50, que a partir da criação das rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias fez com que a circulação de pessoas e mercadorias se aproximassem com a cidade. Guarulhos se uniu a São Paulo e ao Rio de Janeiro, como ainda o Rio era a Capital Federal e centro de decisões políticas e econômicas, gerou, portanto, um impulso para a instalação de indústrias nos trechos das rodovias que passam pelo município. O crescimento populacional da cidade de Guarulhos é um reflexo do processo de urbanização que afetou o Brasil.—– A cidade é conhecida principalmente pelo seu aeroporto de Cumbica, inaugurado em 1985, que hoje é denominado “Aeroporto Internacional de São Paulo- Guarulhos” o maior da América Latina e o maior terminal de cargas do país.

Não só isso, a cidade também conta com o Parque Bosque Maia, a Matriz Catedral Nossa Senhora da Conceição Parque da Cantareira, Mirante do Continental, Lago dos Patos, a Base Aérea de São Paulo além de muitos bares e restaurantes.