Pelo Mundo ESPM – Assis Chateaubriand

Gabriella Figueiredo – 1º semestre

Antônio Luiz – Vitor A. Altino – 3º semestre

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, mais conhecido como Assis Chateaubriand, nasceu em Umbuzeiro, Paraíba no dia 4 de outubro de 1892.

Foi um renomado jornalista, advogado, empresário e político brasileiro. Filho de Francisco Chateaubriand Bandeira de Melo e de Maria Carmen Guedes Gondim Bandeira de Melo. O sobrenome Chateaubriand advém de seu avô paterno, José Bandeira de Melo que era um admirador de François – René de Chateaubriand, poeta e pensador francês.

Desde pequeno Chateaubriand mostrava dificuldades para se comunicar e somente

aos três anos a família descobriu que ele era gago. No início estudou em casa sob a orientação de professores particulares. Foi para Recife, onde fez teste de admissão para o ginásio da Escola Naval, e aos 12 anos de idade, em 22 de novembro de 1904 ingressou oficialmente na escola despertando o interesse pela leitura.

Anos mais tarde ingressou na Faculdade de Direito de Pernambuco e foi durante esse período que colaborou para muitos jornais, entre eles o “Diário de Pernambuco”, jornal o qual chegou a ser redator-chefe. Após concluir seu curso em 1913, Chateaubriand se muda para o Rio de Janeiro e passa a exercer sua profissão de advogado, além de colaborar com o Correio da Manhã, o Jornal do Comércio e o Jornal do Brasil.

A partir de então passa a ser reconhecido entre políticos, empresários e intelectuais. Chateaubriand assume a direção de O Jornal que pertencia ao grupo Diários Associados, em 1924 conseguindo posteriormente comprar o veículo.

Quatro anos depois fundou a Revista O Cruzeiro e A Cigarra.

Durante a década de 1940 Chatô já era responsável pela maior rede de comunicação do país, os Diários Associados, órgão composto por 34 jornais, 18 estações de televisão, 36 emissoras de rádio e muitas revistas. Assim, Chatô começou a erguer o seu império jornalístico.

Foi em 1950, na cidade de São Paulo que ele adquire para os Diários Associados: A TV Tupi. Foi a primeira emissora de televisão brasileira e da América Latina. E no dia 18 de setembro entrou no ar. Reinou absoluta no Brasil até o seguinte ano quando o Diários Associados estreou a TV Tupi Rio.

Chateaubriand foi um amante da arte e durante a sua vida esteve engajado em projetos culturais do país. Ele é o responsável pela fundação do MASP em São Paulo com obras compradas de países europeus.

Sempre nos bastidores da política, Chateaubriand se elegeu senador na Paraíba em 1952 e pelo Maranhão em 1955, todavia renunciou ao seu segundo mandato para ser embaixador do Brasil na Inglaterra. Chateaubriand chegou anteriormente a apoiar o movimento que levou Getúlio Vargas à presidência em 1930 após a renúncia de Washington Luís. Com o passar do tempo Chateaubriand tanto apoiou

como foi oposição a Vargas, tendo inclusive em 1954 ocupado a cadeira do ex-presidente na Academia Brasileira de Letras.

Francisco de Assis Chateaubriand durante a década de 1960 foi acometido por uma

trombose que comprometeu quase o total de seu corpo com uma paralisia. Nos anos seguintes as decorrências se mostraram fatais, e em 1968 Chateaubriand veio

a falecer.