Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Share

Cecília Lóssio – 2 semestre

A Paróquia Nossa Senhora da Saúde está localizada na Rua Domingos de Morais, na Vila Mariana, ao lado do metrô Santa Cruz. Antigamente, no século 20, a igreja costumava ser uma capela simples chamada de Capela de Santa Cruz. Em 1º de abril de 1916, essa capela foi entregue aos Padres Agostinianos Recoletos e em 19 de abril de 1917 ela foi reinaugurada e recebeu o nome de Nossa Senhora da Saúde.

A capela era de pequenas dimensões e os religiosos logo perceberam a necessidade de erguerem um templo novo. Em 4 de maio de 1928 foi colocada a primeira pedra da igreja da forma que é atualmente. A Igreja foi aberta ao culto dia 7 de junho de 1935. A torre da paróquia mede 70m de altura e foi catalogada como estilo “quinhentista”. Ela possui as imagens de São Lucas e São Mateus em ambos os lados.

O templo, por ser uma mistura de diferentes estilos, não possui um estilo definido. Ele é rico em detalhes de anjos, figuras bíblicas e símbolos. O teto possui pinturas ricas e detalhadas, além das outras que também estão espalhadas nas paredes ao redor do templo, enriquecendo seu visual e sua estética.

O Altar possui um sacrário e baldaquino. No alto, a imagem de Nossa Senhora da Saúde; ao lado, Santo Agostinho, Santa Mônica, Santo Tomás de Vilanova e Santa Isabel de Portugal.

As imagens de São Pedro e São Paulo, localizadas nas laterais do presbitério, são consideradas as “colunas da igreja” e ficam localizadas no alto.

Os Altares laterais iniciam assim que você entra na Igreja, presentes nos dois lados. Eles possuem muitos detalhes em suas estruturas e são dedicados ao Sagrado Coração de Jesus, Santo Nicolau de Tolentino, Santo Antonio, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Consolação, Santa Rita, Santa Inês e São José.

No fundo a Igreja também tem dois pequenos altares próximos ao templo: o de Mistério da Cruz no Calvário e Nossa Senhora Aparecida. O templo foi declarado pela Secretaria de Esporte e Turismo como ponto turístico da cidade de São Paulo e tem sido restaurado nestes últimos anos, devolvendo a beleza do seu interior e exterior.

Os vitrais coloridos chamam atenção dos visitantes e os lustres no teto iluminam o local. A Igreja é muito rica em detalhes e se tornou muito conhecida por sua beleza.