Os fracassos galácticos do Los Angeles Lakers

Share

Por: Gabriel Mayer, Felipe Borzani, Leonardo Domanico, Rafael Marins

Técnico Phill Jackson (centro) posa ao lado de estrelas do Lakers de 2004.

O Los Angeles Lakers é uma das principais franquias da história da NBA e uma das mais respeitadas também. Os 17 banners de campeão ostentados no teto da Crypto.com Arena e a qualidade de vida da Califórnia, tornam o Lakers um dos destinos preferidos das estrelas da NBA, fazendo com que o time invista milhões de dólares em contratações. A história, entretanto, nem sempre favoreceu a franquia angelina e dois de seus times ficaram muito marcados pelo fracasso, apesar de todas as contratações de peso, sendo eles os times de 2003-2004 e 2021-2022.

O primeiro “Super Lakers”

Lakers apresenta Karl Malone e Sean Payton, contratações para a temporada 2003-2004

O Los Angeles Lakers teve um ótimo início no século XXI, vencendo três títulos seguidos entre 2000 e 2002. Eles ainda ficaram próximos de vencer o quarto título em 2003, mas pararam em Tim Duncan e caíram na segunda rodada do Oeste. Visando montar o melhor time da NBA, o Lakers apostou em 3 veteranos muito conhecidos da NBA: Horace Grant, Karl Malone e Gary Payton. Somados a Kobe Bryant e Shaquille O’Neal, o time tinha tudo para dominar a liga, mas os problemas começaram antes mesmo da temporada.

3 meses antes do início da temporada, o jovem Kobe Bryant foi acusado de estupro por uma funcionária de um hotel que o mesmo havia ficado, na cidade do Colorado. Essa situação já acabou com o vestiário do Lakers e com a relação entre O’Neal e Kobe, que já estavam com a relação desgastada. Além disso, Gary Payton não concordava com o esquema ofensivo do técnico Phill Jackson e não mostrou interesse em se adaptar ao mesmo, fazendo com que o “Super Lakers” acabasse antes mesmo de começar.

O resultado de tudo isso foi o grande quarteto jogando apenas vinte jogos juntos e o Lakers sendo atropelado nas finais pelo Detroit Pistons. Apesar de ter chego nas finais, o Lakers investiu muito dinheiro e viu Shaquille O’Neal ir embora ao fim da temporada e o tão sonhado título cada vez mais distante, já que a responsabilidade da franquia ficou inteira nas costas de Kobe, falhava ali o primeiro grande time do Los Angeles Lakers.

O erro se repete em Los Angeles

Jogadores do Lakers participam do media day da NBA

O Lakers conseguiu se manter longe da ideia de times de estrelas e venceu três títulos assim, mas novamente o desespero de se vencer muito em um prazo curto, fez o Lakers cometer o mesmo erro de 2003. A equipe da Califórnia iniciou a temporada 2021-2022 com 10 dos seus 15 jogadores tendo 30 ou mais anos. A ideia de trazer ex-campeões com o Lakers e alguns “amigos” de LeBron James, fizeram com que o Lakers não tivesse ritmo de jogo para disputar 82 jogos e seus astros não conseguiram se manter saudáveis.

A equipe angelina saiu da melhor defesa da liga de 2020-2021, para a sétima pior nessa temporada. Sem a defesa, que foi o coração da equipe nos anos anteriores, o técnico Frank Vogel se mostrou perdido e não soube como adaptar seu estilo de jogo aos seus jogadores, fazendo com que o mesmo fosse demitido ao final da temporada.

Em um esporte de tanto impacto físico como o basquete, um elenco com muitos jogadores com uma média de idade avançada não tem ritmo de jogo para jogar uma temporada de 82 jogos mais playoffs. Agora, o Los Angeles Lakers terá a difícil tarefa de montar um elenco totalmente do zero, buscando rejuvenescer o elenco em volta de Lebron James, para aproveitar as últimas temporadas de um dos melhores jogadores da história.