Nova rede social aposta no compartilhamento de imagens

A mais nova rede social de sucesso é o Pinterest, uma plataforma de compartilhamento de imagens. Lançado em 2011 por três americanos, o site já é, hoje, a terceira rede mais usada nos Estados Unidos, de acordo com a consultoria Experian Hitwise.

O meio de interação entre os usuários da nova plataforma é diferente de outros. Não há conversas diretas, como no Facebook. Entretanto, assim como no Twitter, um internauta pode seguir o outro. Porém, os critérios não se baseiam nas falas e opiniões dos usuários, mas nas imagens postadas.

Todas as ações que podem ser executadas na nova rede, que funciona como um mural, são baseadas na palavra em inglês Pin, que significa alfinete. É possível fazer um upload de Pin, gostar dele e compartilha-lo.

A rede já tem, em dois anos, mais de 10 milhões usuários, de acordo com a comStore. Entre janeiro e março de 2012, o número de acessos de usuários únicos ao Pinterest duplicou, indo de 2 para 4 milhões, segundo dados da empresa Tamba. Novos usuários só podem entrar na rede a partir de convites dos que já têm uma conta.

Acompanhe as principais partes da entrevista com a jornalista Rosana Hermann, especializada em internet:

Anita Efraim: Você acha que o Pinterest surgiu para ficar?

Rosana Hermann: Na Internet, é sempre difícil dizer se algo veio para ficar. Redes sociais que pareciam estabelecidas no Brasil, como o Orkut, um dia perderam relevância. O Pinterest ainda está em expansão. E, por enquanto, parece ser uma grande novidade.

AE: Há alguma faixa etária que o Pinterest atinja mais usuários?

RH: O principal grupo que frequenta o Pinterest não é definido pela idade, mas pelo gênero – mulheres. A ocupação feminina prevalece.

AE: Qual a sua opinião sobre a nova rede?

RH: O Pinterest tem duas coisas que garantem seu sucesso. A primeira é o fato de ser um grande mural, uma rede visual. Nossa sociedade, cada vez mais sedenta de comunicação instantânea, tem verdadeira paixão pela imagem. O Pinterest atende não apenas esse desejo de mensagem visual, ele também encanta por sua beleza. Todo mundo escolhe imagens bonitas para não “estragar” o mural.

Além disso, o Pinterest tem uma incrível vantagem: você não precisa seguir a “pessoa inteira”, mas apenas os boards –  painéis –  que você gosta mais. Nem todo mundo é um bom “curador” de tudo. Então você pode seguir só os painéis que você gosta.

AE: Quais as semelhanças e as diferenças entre o Pinterest e outras redes sociais?

RH: O Pinterest não é tão essencial e veloz como o Twitter, nem tão “clube” pessoal como o Facebook. Mais do que uma rede de relacionamento, é uma fonte de inspiração, em que a seleção de pessoas é feita mais pelo gosto estético do que pelo grau de intimidade.

Anita Efraim (1º semestre)