“Nós somos aquilo que sonhamos”, diz jornalista Miragaia René

Share

 

O viajante contou sobre suas aventuras ao redor do mundo. Foto: Ana Clara Maksoud.

 

No último dia 5 de maio, segunda-feira, o jornalista internacional Miragaia René veio à ESPM-SP para contar sobre as suas viagens e as principais aventuras vividas em muitas delas. A conversa aconteceu no auditório Castelo Branco e contou com a participação de alunos e professores.

Miragaia sonhava, desde os seus 14 anos, em conhecer o mundo e foi a partir deste sonho que, mais tarde, largou a profissão de advogado e buscou viver sua paixão: viajar pelo mundo de moto. Começou conhecendo o Brasil, depois a América do Sul e o resto do mundo.

Atualmente já percorreu aproximadamente 150 países, em todos os cinco continentes. Todas essas aventuras resultaram em 17 ossos quebrados, dois milhões de quilômetros e três livros escritos. Para ele, a moto foi feita para cair e o tombo faz parte da vida.

O viajante ressalta a necessidade de ter entusiasmo e coragem, que é essencial para realizar o que se deseja. Investir em si próprio e ter autoconhecimento também são muito importantes. Miragaia alerta que acidentes podem acontecer, juntamente com situações inusitadas. Um exemplo dado por ele aconteceu na Índia, quando realizou um parto sozinho. De todas as regiões que conheceu, ele garante que os desertos trazem uma paz de espírito impossível de se encontrar em qualquer outro lugar.

O jornalista contou que se fosse escolher um lugar para morar, seria no sul da Bahia, mas sempre realizando suas viagens. Em 20 dias, realizará uma viagem no continente africano, focando nas regiões centrais, para assim poder dizer que conhece o mundo todo.

“Nós somos aquilo que nós sonhamos”, ressaltou Miragaia. Seus sonhos, em sua opinião, fazem dele uma pessoa realizada com a vida, para que continue vivendo suas aventuras. Finalizando, aconselhou a todos: não tentem aumentar os dias de sua vida, mas sim aumentar a vida dos seus dias.

Ana Clara Maksoud e Beatriz Medaglini (1º semestre)