No verão, jante sem sobrecarregar o estômago

Share

Todo final de ano significa comida em excesso. As ceias de Natal e de Ano Novo são sinônimo de comer demais e fazem com que muita gente ultrapasse os próprios limites, sobrecarregando o organismo. A melhor saída, para evitar a dor na consciência e no estômago, é recorrer a uma ceia saudável e, mesmo assim, saborosa.

Engana-se quem pensa que comida leve e saudável não é atrativa – se bem feita, pode até superar as qualidades das refeições pesadas que tradicionalmente são postas à mesa. “Ao realizarmos uma ceia saudável, podemos sim comer o que quisermos, sem exageros, com dicas que funcionam para quem está com um propósito de perda de peso ou só mantê-lo, afinal nossa saúde é muito importante”, ressalta a nutricionista Cláudia Melchior, mestre e doutora em Ciência da Nutrição pela Unifesp.

Para os que são mais radicais e não consomem carne ou derivados de origem animal, o delivery vegetariano Comida e Consciência, em Higienópolis, prepara refeições sob medida. “Podemos fazer uma ceia sem sacrificar nenhum animal, entendendo que todos, não apenas os seres humanos, têm direito de viver. Em tempos antigos, havia sacrifícios de animais e até mesmo de pessoas para um determinado tipo de celebração, de acordo com a cultura. Hoje os hábitos mudaram e vemos nisso um ato de selvageria. Assim, o Natal pode ser uma boa oportunidade de mudar, de respeitar a vida como uma manifestação do divino”, afirmou a administração do estabelecimento, em nota ao Portal dos alunos de Jornalismo da ESPM-SP.

Calóricas, porém saudáveis
Nessa época do ano, é comum ouvir críticas sobre as oleaginosas e sua inclusão nas ceias de Natal e Ano Novo. São os amendoins (sem casca), amêndoas, avelãs, nozes, castanhas de caju, castanhas do Brasil, pistaches e damascos. ”Elas são calóricas, porém ricas em gorduras insaturadas, que são benéficas ao nosso organismo. Mesmo assim, precisamos dar atenção à quantidade que iremos ingerir; não ocorrendo abusos, os efeitos são benéficos”, diz a nutricionista Cláudia, que ainda aponta as uvas passas e frutas secas como opções saborosas.

E na hora de escolher a bebida
Natal e Ano Novo sem bebida, para muita gente, é um contrassenso – por isso, é importante escolher o tipo que será consumido na comemoração. “Em vez do abuso nos refrigerantes e álcool, prepare uma bebida de frutas sem álcool para acompanhar os petiscos, deixe a bebida alcoólica para o momento de um brinde. Uma boa opção é a água com gás aromatizada e o uso de algumas ervas, que entram como complemento para tornar o sabor especial, como o alecrim e a hortelã. Elas também irão auxiliar a digestão”, diz a nutricionista.

Com as dicas de nossos entrevistados, a equipe do Portal dos alunos de Jornalismo sugere uma ceia equilibrada. Confira:

PRATO PRINCIPAL
Risoto de Sete Cereais
por: Cláudia Melchior

Risoto de 7 cereais

Ingredientes
• 2 xícaras (de chá) de arroz 7 cereais (mistura pronta com arroz integral longo e vermelho, cevada, trigo, centeio, triticale, aveia, quinua e linhaça)
• 6 xícaras (de chá) de água filtrada
• 1 xícara (de chá) rasa de cenoura cozida cortada em cubos
• ½ xícara (de chá) de uvas-passas escuras ou brancas
• 1 xícara (de chá) de tomate-cereja cortado ao meio
• 1 xícara (de chá) de folhas de manjericão cortadas grosseiramente
• sal e azeite de oliva extra virgem a gosto

Modo de preparo
Lave e escorra o arroz. Feito isso, em uma panela, coloque o arroz e a água filtrada. Leve a panela ao fogo alto por 15 minutos. Diminua o fogo para a temperatura média, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 50 minutos ou até que a água seque. Desligue o fogo e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, inclua a cenoura, as uvas-passas, os tomates, as folhas de manjericão, o sal e o azeite ao arroz. Misture bem e sirva quente.

Segredo: Se preferir, inclua cereais como lentilha e feijão-fradinho ao arroz. Simplesmente tentador!

ACOMPANHAMENTO
Cuscuz Paulista
Receita cedida pelo restaurante “Comida e Consciência”

Cuscuz paulista

Ingredientes

200 g de tofu
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola grande picada
1 dente de alho grande esmagado
2 colheres (sopa) de PVT defumada
150 g de palmito picado
1/2 xícara de milho verde
1/2 xícara de ervilhas frescas
Azeitonas verdes ou pretas fatiadas
2 tomates picados
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1 folha de louro
4 xícaras de água
1 maço pequeno de cheiro-verde picado
200 g de farinha de milho amarela
Molho de alho
Óleo de girassol

Modo de preparo

Corte 4 fatias de tofu com 0,5 cm de espessura. Corte as fatias em formato oval. Em seguida, corte uma rodela dentro da fatia oval. Pique os retalhos em cubinhos e reserve. Pincele molho de alho nas fatias de tofu e reserve.
Pincele óleo de girassol em uma forma de pudim. Decore o fundo com as fatias ovais do tofu e preencha as rodelas com grãos de milho. Decore a volta com um pouco dos outros ingredientes formando desenhos e reserve.
Refogue a cebola e o alho no óleo de girassol. Acrescente a PVT defumada e misture. Adicione os retalhos de tofu, o palmito, o milho, a ervilha, as azeitonas e o tomate. Misture bem. Tempere com sal, pimenta-do-reino e a folha de louro. Adicione a água, tampe e deixe levantar fervura. Retire a folha de louro, acrescente o cheiro verde picado e a farinha de milho misturando sempre. O cuscuz não pode ficar muito duro. Retire do fogo e coloque a massa do cuscuz delicadamente na forma decorada. Pressione e deixe amornar. Retire da forma e sirva.

SOBREMESA
Bolo Inglês (sem ovos e sem leite)
Receita cedida por Peninha Geronimo Oller, cozinheiro e proprietário da Peninha Gourmet Food Stylist

Peninha Geronimo Oller no restaurante Pitanga onde foi dono de 1997 a 2011

Ingredientes
1 ½ xícara de chá de tofu
1 ½ xícara de chá de suco de fruta – laranja, manga ou goiaba
¾ de xícara de chá de óleo de girassol
2 xícaras de chá de açúcar mascavo.
Suco de um limão.
Raspas da casa de um limão;
3 ¾ xícaras de chá de farinha de trigo integral de boa qualidade
1 colher de sopa rasa de bicabornato de sódio
1 colher de sopa rasa de fermento químico.
Sal para realçar o sabor.
Canela em pó,
2 xícaras de chá de frutas secas picadas (uva-passa, banana-passa, damasco seco, figos secos e ameixas secas)

Modo de preparo
No liquidificador, junte o tofu, o suco de fruta, o óleo, o açúcar e o suco de limão e bata os ingredientes. Unte as duas formas com óleo e espalhe um pouco de farinha integral.
Pré- aqueça o forno a 220 graus ou em temperatura media alta. Em uma tigela, misture as frutas secas, a farinha, o fermento, o bicabornato, o sal, a canela e as raspas de limão. Adicione ao preparo os ingredientes batidos no liquidificador e os envolva o suficiente para obter uma massa homogênea. Divida-a nas duas formas, completando somente ¾ da altura da forma. Leve ao forno e asse até que comece a dourar. Retire do forno, cubra com um pano e espere esfriar sobre a grade do fogão.
Se desejar fazer uma cobertura para o bolo, misture uma xícara de açúcar mascavo, uma colher de sopa de água e suco de um limão. Espalhe sobe o produto ainda morno e polvilhe raspas de limão.

Lucila Oliveira (1º semestre)