No Dia do Livro, 52,2% dos alunos da ESPM-SP leem além do obrigatório

Biblioteca Napoleão de Carvalho (ESPM-SP). Foto: Anna Karolina Morais

Por Anna Karolina Morais e Isabel Martins

Nesta segunda-feira, 23 de abril , celebra-se o Dia Mundial do Livro, e o Portal de Jornalismo da ESPM-SP realizou uma pesquisa para entender os hábitos de leitura dos alunos. Em um total de 40 entrevistados, todos estudantes, mais da metade, 52,5%, está lendo algum tipo de livro não obrigatório pela faculdade neste momento.

Nos dados coletados, o gênero mais mencionado é o romance, com 23,8%, e, logo a seguir, clássicos e ficção, com 14,3%. Já os gêneros informativo e filosofia ficaram em penúltimo lugar com 9,5%. Ainda entre as preferências estão mitologia, terror, aventura, autoajuda, literatura de gênero e diplomacia.

Umberto Mannarino, 21, é estudante de Jornalismo e está lendo Guerra dos Tronos. “O universo criado pelo autor (George R. R. Martin) é muito rico, e é fascinante que tudo tenha saído da mente de uma pessoa só. Isso me inspira a ser tão bom quanto ele no quesito criação”.

Para o professor Antonio Rocha Filho, a sensação é que as pessoas, hoje em dia, estão lendo menos. “Elas são bombardeadas por muitas informações ao mesmo tempo e isso dificulta um pouco a leitura. Vejo isso pela minha filha – 17 anos – que antigamente lia muito mais do que hoje”.