Movimentos Artísticos – Masaccio

Share

Enrico Garces Sanchez – (2º semestre) 

Ian Kadosaki Imoto – (2º semestre)

Paulo Belleze Meira Lima – (2º semestre)

Tommaso di Ser Giovanni di Simone, conhecido por Masaccio, nasceu em Toscana na Itália, foi um importante pintor italiano do século XV. É considerado um dos principais nomes responsáveis pelo Renascimento italiano e pelo Quattrocento (fase do Renascimento correspondente ao século XV).

Seu apelido significa “desastrado” que ganhou quando criança e o acompanho durante a sua curta vida.

Pertenceu ao movimento artístico do Renascimento Cultural, que valorizava a cultura greco-romana, e acreditavam que esses possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais, além de valorizar a inteligência, o conhecimento e o dom artístico.

Seus principais meios de pintura, foram Têmpera sobre madeira, Painel e Afresco.

Suas obras, foram marcadas pelo realismo de seus personagens, presença de geometria, uso inovador da perspectiva linear, técnica que cria uma impressão tridimensional em uma superfície plana, aérea e efeitos de luz e tons, e grande influência de escultores como Donatello e da arquitetura. Provocando uma grande revolução na arte pictórica.

Pintou, principalmente, temas ligados ao cristianismo, com foco no Antigo e Novo Testamento, igrejas e capelas.

Foi o percursor do estilo renascentista italiano, ao pintar os afrescos da Capela Brancacci da Igreja Santa Maria del Carmine, entre 1425 e 1426, que serviram de influência e inspiração para que Michelangelo pintasse seus afrescos na Capela Sistina. Enquanto ele revolucionava na pintura, Filippo Brunelleschi fazia a mesma coisa na arquitetura e Donatello na escultura.

É considerado o primeiro grande pintor italiano depois do genial Giotto e o primeiro mestre da Renascença italiana, por sua técnica e seu domínio pela tridimensionalidade.

Suas Principais obras são: Santíssima trindade, A virgem com o menino e os anjos, Crucificação, Dentre suas obras na Capela Brancacci: A expulsão de Adão e Eva do paraíso, que serviu de inspiração para Michelangelo

O Pagamento do Tributo, que teve importância por caracterizar Jesus como uma figura humana, tendo a mesma altura dos apóstolos, rejeitando a hierarquia da arte bizantina.