Movimentos artísticos – Arte românica

Share

Luana de Andrade – (2º semestre)

Arte românica é o nome utilizado para descrever o movimento artístico que predominou na Europa entre os séculos XI e XIII. Esse estilo que marcou a Alta Idade Média esteve presente em esculturas, pinturas e, sobretudo, na arquitetura do período. Ainda hoje, é possível observar igrejas, castelos e mosteiros que carregam características desse movimento.

Tipicamente cristã, a arte românica surgiu após o fim do Império Romano do Ocidente em um período de ascensão do catolicismo. Com o início das peregrinações e das cruzadas, formou-se uma cultura comum a diversos povos europeus e, assim, a arte românica nasceu como um estilo artístico unificado.

Devido às fortes influências da Igreja Católica, o estilo românico é marcado pela temática cristã e por construção imponentes, as quais representavam a magnitude da religião. Além disso, esculturas, mosaicos e pinturas passaram a ser utilizados como forma de propagar a mensagem bíblica para os fiéis não letrados.

Na arquitetura românica, destacam-se elementos como horizontalidade (ou seja, construções largas e não muito altas), paredes espessas construídas com pedras, simetria, abóbadas de berço ou de aresta, poucas janelas e apenas uma porta principal. Em razão dos traços grandes e brutos, os templos construídos com base na arte românica se tornaram conhecidos como “fortalezas de Deus”.

Atualmente, diversas igrejas em estilo românico podem ser encontradas na Europa, sendo muitas delas as chamadas “igrejas de peregrinação”. Durante a Idade Média, muitos cristãos realizavam jornadas para lugares considerados santos, como Jerusalém, Roma e Santiago de Compostela. Por isso, foram construídas igrejas em lugares por onde uma grande quantidade de peregrinos passavam. A Basílica de Saint-Sernin de Toulouse, na França, e a Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, são algumas das principais construções desse tipo.

O principal elemento de decoração dos templos eram as esculturas românicas. Feitas em pedra, elas apresentavam caráter didático e eram fortemente associadas a temas sagrados. De forma semelhante, as pinturas também eram utilizadas como meio para a “alfabetização religiosa”. Entre as principais características das pinturas, destacam-se a deformação, uma vez que as figuras não costumavam ser representadas com as proporções reais, e o colorismo, que trazia a aplicação de cores puras com jogos de luz e sombras.

A arte românica se manteve presente na Europa até o século XIII, quando foi substituída pela arte gótica. Contudo, já no século XIX, o movimento neorromânico surgiu e buscou recuperar algumas marcas desse estilo que alcançou uma notável posição na história da arte.