Moradores do bairro aprovam ciclovias e uso de bicicletas na cidade

Share

Em prol da saúde, do meio ambiente e para combater o caos no trânsito, moradores da cidade de São Paulo estão aderindo cada vez mais a faixas exclusivas para bicicletas. Seguindo o exemplo de capitais como Amsterdã, na Holanda, onde as magrelas são o principal meio de transporte, o governo municipal vem tentando estimular o uso das bikes entre os cidadãos paulistanos.

Segundo publicado no site oficial de circuitos, o Ciclofaixas, os caminhos interligam parques por toda a cidade. A região da Vila Mariana se inclui entre as ciclovias e agrada boa parte de seus moradores e frequentadores.

Marina Fonseca, 38, é a favor das faixas exclusivas. “Não tem nada melhor do que descansar no final de semana e mudar a rotina passeando com a minha família de forma saudável”. Ela ainda diz que quando tem outros compromissos o trânsito fica mais livre graças à iniciativa.

Faixa exclusiva para bicicletas na Avenida Paulista que funciona aos domingos e feriados das 7h às 16h. Foto: Débora Brotto

 

João de Brito costuma, pelo menos três vezes durante a semana, praticar exercícios com sua bicicleta. “Após o trabalho, costumo ir ao Parque Ibirapuera para me distrair e aproveitar o ambiente”. Ele elogia o serviço dos bancos Itaú e Bradesco que, durante a semana, oferecem bicicletas para aluguel em vários pontos da cidade. “É um ótimo meio de incentivar o uso”, diz.

Sobre as faixas exclusivas serem liberadas apenas aos domingos e feriados, tanto Marina como Brito concordam que é o ideal, por enquanto, por conta da falta de respeito no trânsito durante os dias úteis. “Espero que um dia São Paulo consiga ter as bicicletas como transporte principal e que seja seguro”, diz Marina referindo-se ao número de acidentes envolvendo ciclistas, ainda alto. Segundo o site Vias Seguras, na capital foram registrados 854 acidentes em 2010.

Serviço
Trechos: Há dois principais na região: Avenida Paulista/Centro e Avenida Paulista/ Parque Ibirapuera.
Dia e horário: Domingos e feriados das 7h às 16h.
Para mais informações sobre outros trechos, aluguel gratuito de bicicletas, visite o site oficial www.ciclofaixa.com.br

 

Debora Brotto (2° semestre)