Memórias do Fotojornalismo – William Claxton

Share

Eduardo Fabrício Ferreira – (2º semestre)

Nascido em 12 de outubro de 1927, em Pasadena, na Califórnia, William Claxton foi um escritor e fotógrafo estadunidense conhecido por suas fotografias de modelos e celebridades, principalmente músicos da década de 60, quando o Jazz era o principal estilo musical dos EUA.

Claxton começou fotografando promissoras estrelas do Jazz, como Chet Baker, enquanto estudava psicologia na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Com o passar dos anos, o trabalho de Claxton apareceu em pôsteres de filmes, propagandas de moda e revistas.

O fotógrafo marcou a história da moda com o filme Basic Black, de 1967, considerado um dos primeiros filmes de moda da história. Ao longo de sua carreira, Claxton publicou cinco livros, Jazz (1987), Young Chet (1999), Claxography: The art of Jazz Photography (1999), e seus dois mais famosos, Jazzlife (2005) e Steve McQueen (2008).

Como o nome revela, Steve McQueen é um livro de fotografias do ator Steve McQueen, famoso por protagonizar filmes de ação e considerado um dos maiores atores de todos os tempos. Em 1974, McQueen se tornou o astro de cinema mais bem pago do mundo. Já o livro Jazzlife traz retratos de artistas de jazz na década de 1960.

Esposa de Claxton, a modelo Peggy Moffitt, foi a modelo de uma das fotos mais famosas da moda, em que ela veste um maiô de topless, feito pelo designer de moda austríaco Rudi Gernreich.

Claxton morreu em 11 de outubro de 2008, em Los Angeles, um dia antes de seu aniversário de 81 anos, por uma insuficiência cardíaca congestiva. Hoje, o trabalho de Claxton faz parte da coleção de vários museus, como o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, Museu da História Americana em Washington, Jean Paul Getty Museum, em Los Angeles, entre outros.