Memórias do Fotojornalismo – Hugh Holland

Share

Nicholas Thornton – (2º semestre)

Hugh Holland é um fotógrafo nascido nos Estados Unidos, mais precisamente, m Oklahoma. Ele ficou conhecido por registrar, em Los Angeles, o começo e o desenvolvimento do skate. Desde a década de sessenta, quando Holland beirava os 20 anos, se interessava por fotografia, no entanto ele nunca teve uma formação na área. Após voltar de uma viagem na Espanha, em 1968, o americano começou, realmente, a focar na fotografia e passou a fotografar tudo

que via em sua frente.

A sua história com o skate começou por volta de 1975, quando estava dirigindo pelas ruas da Califórnia, e avistou jovens andando de skate que estavam utilizando a arquitetura da cidade como pista. Ele ficou deslumbrado com as manobras que os garotos estavam fazendo e a partir desse momento Holland percebeu que era esse o tema que iria cobrir durante a sua carreira.

Uma das séries mais famosas, do fotógrafo, é a “Angels”, que foi exibida em 2006, em Los Angeles. A exibição foi um sucesso e, portanto, passou a ser mostrada em outros lugares, como Nova York, Londres, Paris, Sydney e posteriormente no Museu de Pera (Istanbul). Suas obras foram apresentadas no The Wall Street Journal, The New Yorker, e Los Angeles Times. Por volta de 2010, a monografia do artista Locals Only by AMMO Books foi publicada em conjunto com sua segunda exposição no M+B e, em 2011, o Museu de arte contemporânea de Los Angeles incluiu seu trabalho na primeira grande pesquisa de museus dos EUA sobre grafite e arte de rua em uma exposição coletiva intitulada “Arte nas Ruas”.

Após toda essa repercussão, suas fotos passaram a ser utilizadas em algumas campanhas publicitárias, como a da American Apparel. Elas ficaram conhecidas por mostrarem a era de ouro do skate e captarem o início de um estilo, que mais pra frente ocuparia diversos guarda-roupas pelo mundo. Hugh Holland ainda está na Califórnia e continua fotografando. Hugh Holland atualmente reside em Los Angeles.