Memórias da fotojornalismo – Sergey Ponomarev

Share

Victor Gouvêia – (2º semestre)

Sergey Igorevich Ponomarev é um fotógrafo russo nascido em Moscou em 11 de dezembro de 1980. Estudou e formou-se na Moscow State University e Academy of Labor and Social Relation. É atualmente um fotógrafo freelancer, mas antes de se tornar freelancer era um contribuinte do New York Times e trabalhou para a Imprensa associada no ano de 2003, o motivo de ter abandonado o New York Times foi por não se sentir desafiado em seus trabalhos dos quais era designado.

Seus trabalhos mais conhecidos são dele retratando seu país, com fotos das coisas do dia a dia, porém por onde realmente obteve destaque no meio do fotojornalismo foi através de suas coberturas de guerras ou retratando a triste situação dos refugiados.

Sergey conquistou e disputou vários prêmios ao longo de sua carreira, tendo ficado em terceiro lugar no prêmio Pulitzer em 2015, e dividiu o prêmio em 2016 por cobrir a crise de refugiados no leste europeu. Além desses prêmios ele também ganhou uma medalha de ouro Robert Capa em 2017 por cobrir a guerra no Iraque.

Suas perspectivas para seu futuro são de se aprofundar mais no cotidiano dos refugiados.