Mariza Tavares comenta os desafios do rádio em palestra na ESPM-SP

Mariza Tavares concede entrevista ao Portal. Foto: Bianca Giacomazzi

A jornalista e diretora-executiva da rádio CBN, Mariza Tavares, ministrou palestra para os alunos de Jornalismo da ESPM-SP na última quarta (17). Entre os temas abordados, o futuro do rádio e das mídias tradicionais e os impactos das novas tecnologias sobre o segmento da comunicação.

Mariza fez uma análise sobre os rumos dos veículos da mídia e afirmou que, diferentemente do que se pensa, o rádio não está desaparecendo, mas sim adaptando-se aos novos cenários propostos pela evolução das tecnologias. “Hoje em dia, o rádio vive uma primavera”, argumentou.

Mariza Tavares conversa com os alunos. Foto: Bianca Giacomazzi

Segundo dados apresentados pela diretora-executiva, o rádio brasileiro possui, atualmente, uma estimativa de 89 milhões de ouvintes, detendo 4% do “bolo” publicitário em 4 mil emissoras de rádio existentes no País.

Apesar de os resultados serem positivos, Mariza comentou os principais desafios enfrentados pelas mídias tradicionamomento atual – que estão centrados nas convergências de mídias e seus conteúdos. Também expôs as inovações que a CBN está fazendo e irá fazer para se adaptar às novas tecnologias. Um dos pontos centrais, segundo a palestrante, é a transformação das mídias tradicionais de plataformas únicas em multimídias. “Sair na frente e estar presente em todas as plataformas é algo que atualmente diferencia o poder de uma marca midiática”, argumenta. Hoje, a emissora de rádio oferece um podcast da programação, que teve um aumento de 782% de suas requisições por dia em um ano, de acordo com dados do Google Analytics. “Criar aplicativos ainda é um processo caro, entretanto mais barato do que dois ou três anos atrás. A vantagem da tecnologia é seu barateamento ao longo do tempo”, analisou.

As diferentes características do ouvinte da CBN também foram reforçadas. Hoje, dos 113.619 ouvintes por minuto da rádio, 78.109 são homens e 35.510, mulheres, majoritariamente de faixa etária acima dos 60 anos (31%). Já o perfil do ouvinte da CBN na internet é composto por 36% de pessoas de 25 a 34 anos e apenas 1% com mais de 65 anos.

Em função do advento da internet e das mídias sociais, criou-se uma nova participação do espectador na mídia, segundo Mariza. “Hoje, eles se sentem ‘empoderados’ da sua atividade e mais participativos”, afirma. “Em vez de nós sermos os donos e controladores da notícia, seremos, daqui para a frente, os facilitadores dela.”

Maria Eugênia Ferber (1º semestre)