Marcos Issa – fotojornalista carioca no Memórias do Fotojornalismo Brasileiro

Rio de Janeiro, RJ, Brasil Mar/1993.Cristo Redentor com raio na mao./ Christ the Redeemer with Ray Light in His hand..Foto Marcos Issa/Argosfoto

Conheça no foto-áudio reportagem Memórias do Fotojornalismo Brasileiro realizado pelas estudantes Alana Ferrer – estudante do 2º semestre e Bárbara Fava – estudante do 1º semestre do Curso de Jornalismo da ESPM-SP, orientado pelo Prof. Erivam de Oliveira o trabalho de fotojornalista Marcos Issa, diretor da Agência Argosfoto.
Marcos Issa, fotografo e fotojornalista, nasceu em 20 de dezembro de 1963 no Rio de Janeiro. Atualmente mora em São Paulo sendo diretor da agência Argosfoto e ativo pesquisador de novos processos fotográficos digitais. Entre 1989 e 1995 trabalhou em jornais cariocas como Jornal O Dia e O Globo, quando fundou a Agência Argosfoto, onde atua como editor do banco de imagens e fotógrafo junto aos mercados institucional e editorial. Além de ter trabalhado em vários jornais, ele também atuou no mercado fonográfico, produzindo diversas capas de discos, fotografou para MTV e, ainda no mercado corporativo, trabalha para empresas nacionais e multinacionais. Desde 2006 ministra cursos sobre esse novo campo do conhecimento fotográfico. No jornal, Marcos fala como funciona trabalhar na construção de diversas pautas.
Em 2013 criou a PrataPixel, empresa especializada em digitalização de acervos. Prestes a concluir o curso de Biblioteconomia na Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo, tem lançado mão dos conhecimentos de gestão de acervos digitais em suas rotinas de pesquisa e experimentações, de docência e no dia a dia de seu trabalho de captação, edição e armazenamento de imagens. Desde o início resolveu estudar o fluxo de trabalho na fotografia digital. Se graduou em Biblioteconomia e Ciência da Informação, buscando as melhores práticas; procurando qualidade, velocidade e a preservação dos acervos, que nunca foram tão frágeis quanto na era digital. Ele segue viajando, estudando, fotografando e cuidando de acervos de fotógrafos e de instituições.

Mem rias do Fotojornalismo Brasileiro – Marcos Issa (Basic Small – WEB MBL (H264 400)) from ESPM on Vimeo.