Jornalista do Estadão lança “livro-reportagem infantil”

Share

Jornalista Adriana Carranca publica livrorreportagem infantil em São Paulo. Foto: Giulia Giordano.

 

Livros por todos os lados.  Quatro horas e meia de autógrafos. Pais e filhos juntos. Foi assim o lançamento do livro infantil “Malala, A Menina Que Queria Ir Pra Escola”, da jornalista Adriana Carranca. O evento ocorreu no sábado, dia 16, na Livraria da Vila, localizada próxima a Avenida Paulista, em São Paulo.

Malala Yousafzai é uma menina paquistanesa que lutou pelos direitos femininos à educação.  Reprimida, a jovem foi baleada pelo grupo Talibã. Após superar o incidente, ganhou o prêmio Nobel em 2014. Essa história de luta deu origem ao livro de Adriana.

A jornalista viajou até o vale do Swat, onde Malala vivia, e se hospedou com uma família local. Em princípio o livro seria escrito para adultos, segundo a autora. Ela contou que descobriu que aquele vale já foi um principado da coroa britânica e que príncipes e princesas viviam lá. “Comecei a ver que havia muitas coisas do imaginário das crianças, mas que eram reais. Tinha como contar essa história de maneira lúdica”, explicou.

 

Pais e filhos prestigiam lançamento de livro em São Paulo. Foto: Letícia Vilar.

 

Beatriz Reis estava acompanhando o lançamento e elogiou o fato da história ser um livro reportagem para crianças, já que é um gênero pouco explorado no mundo infantil. Ela alegou que o livro não deve ser lido apenas por crianças. “Tem toda uma contextualização cultural”, justificou.

O Portal de Jornalismo ESPM-SP conversou com Paulo, que estava no local com seu filho Vitor, de 8 anos. “É uma história dura que é interessante ver interpretada num contexto infantil”, comentou. O garoto disse que estava se divertindo muito na livraria e completou a fala de seu pai: “Tomara que tenham mais histórias como essa”.

O livro de Adriana Carranca é considerado pela editora Companhia das Letrinhas o primeiro escrito no Brasil no gênero livrorreportagem infantil, e está sendo vendido entre R$22,70 e R$ 29,90.

Letícia Vilar (1 semestre)