Grupo vencedor da categoria “Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Áudio e Rádio”. Arquivo pessoal: Felipe Giordano
Luis Fernando Bruni e Rafael Peral (1º semestre de Jornalismo)
Entre os dias 15 e 17 de maio de 2025, a cidade de Campinas (SP) sediou a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), parte do congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). O evento foi realizado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
A Expocom Sudeste premiou os melhores trabalhos experimentais desenvolvidos por estudantes de Comunicação de diversas instituições de ensino superior do Brasil. A ESPM-SP foi destaque, com três projetos vencedores.
O projeto Pacaembu: 30 anos de um domingo sangrento, de Vinicius de Sá Luque Bastos e orientado pela professora Patrícia Rangel, conquistou o prêmio na categoria Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Áudio e Rádio. O trabalho relembra um episódio marcante na história do estádio paulistano.
Vinicius comentou sobre a conquista: “É gratificante ver o seu trabalho sendo reconhecido em meio a tantos projetos de qualidade. Todo o esforço valeu a pena, e a orientação da professora Patrícia foi essencial para o desenvolvimento do documentário”, celebrou.
Na categoria Revista-Laboratório, a aluna-líder Manuela Alves Kara José Pinheiro, representando uma equipe de mais de dez colegas orientada pela professora Cláudia Bredarioli, venceu com a Revista Plural. A publicação abordou temas como os 40 anos das Diretas Já e eventos climáticos extremos.
A professora Bredarioli destacou a importância do reconhecimento: “Esse prêmio tem grande relevância para a trajetória dos alunos. É uma conquista regional que os credencia para a etapa nacional, que ocorrerá em setembro, em Vitória (ES).”
Já na categoria Produção Laboratorial em Videojornalismo e Telejornalismo, a aluna-líder Laura Margutti Garcia, sob orientação da professora Heidy Vargas, foi premiada com o projeto ESPM no Ar – Experiência cidadã na produção de telejornais.
Felipe Vaso, aluno do quarto semestre de Jornalismo, conversou com o Portal sobre os desafios que os trabalhos universitários enfrentam em eventos como o Expocom: “A maior dificuldade foi lidar, pela primeira vez, com uma quantidade tão grande de informações”, confessa. Seu trabalho, a reportagem investigativa Militares não responderam oficialmente a 152 pedidos de ajuda para os Yanomamis em 2023, foi indicado este ano no Expocom e foi vencedor em 2024 no Prêmio Mosca – que destaca trabalhos com temáticas complexas.