Ibirapuera completa 60 anos com programação especial

Share

Lago artificial é um dos cartões postais do parque, que fica na região da VIla Mariana. Foto: Fábio Martin

Na quinta-feira, 22 de agosto, o Parque Ibirapuera completou 60 anos. De 16 até 31 deste mês, ocorre uma programação especial para a comemoração do aniversário, e pessoas de todas as idades podem aproveitar o tempo livre para visitar o local.

Historicamente, o “Ibira”, como é chamado, foi pensado por José Pires do Rio, prefeito de São Paulo na década de 1920. Segundo publicado no site do parque, ele queria que a cidade tivesse um parque bem estruturado como os europeus e americanos. No entanto, problemas no terreno onde seria desenvolvido o projeto impediram que a ideia se confirmasse.

Somente em 1951, por meio de uma comissão comandada pelo então governador Lucas Nogueira Garcez, foi decidido que os 400 anos do aniversário da cidade seriam homenageados com a inauguração do parque. Oscar Niemeyer, mais famoso arquiteto brasileiro, responsável por projetos em todo o Brasil, como o Congresso Nacional, em Brasília, foi o grande autor da arquitetura do Ibirapuera. O Auditório e a famosa Oca, espaço destinado a exposições artísticas, foram criados por Niemeyer.

Há 20 anos no Ibira

O vendedor Carlos dos Santos está no Parque Ibirapuera há mais tempo do que muitos dos jovens frequentadores do local. Há 20 anos, ele possui uma barraca de venda de bebidas, entre elas sucos, refrigerantes e a mais procurada: água de coco.

Desde que trabalha no local, Santos considera que a infraestrutura é muito boa, mas que somente a parte dos sanitários precisa de incrementos. “Precisava de mais banheiros, nem que fossem químicos”, diz, acreditando que há superlotação de visitantes nos finais de semana.

Com relação à comemoração dos 60 anos do Ibirapuera, o vendedor ressalta que a programação especial é muito bacana para atrair mais pessoas. Ele lembra o recém-ocorrido Bourbon Street Festival, promovido por um dos clubes de jazz de São Paulo, que trouxe variedades musicais de Lousiana e New Orleans, nos EUA. “Foi muito legal, e ocorreu duas vezes. O parque ficou muito cheio, e isso ajuda muito nas vendas”, conclui.

A administração do parque, feita pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, e por fundações coordenadoras dos museus, disponibiliza ainda nos dias 30 e 31 de agosto programas e atividades para todos os gostos, desde yoga e meditação até peça teatral. Os horários e locais podem ser encontrados na página do portal da Prefeitura de São Paulo.

Fábio Martin (2° semestre)