Holi Festival das Cores fez sucesso, mas ainda não tem nova data no Brasil

Share

No último mês de setembro, o Holi Festival das Cores atraiu mais de 80 mil para o parque Villa Lobos, Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. No evento, as pessoas prestigiaram bandas, participaram de eventos, e, com muita alegria e energia, pintaram-se umas às outras com pó colorido.

A jornalista e atriz Luciana Camarotti esteve presente a convite dos amigos de teatro.  “Adorei o evento, tem um lance cultural (sic) e foi muito organizado. Teve um alto astral, as bandas foram ótimas”, conta.

A jornalista afirmou ainda que a atração mais interessante foi a dança indiana e a manifestação Hare Krishna, além do show de cores no céu, simbolizando o Holi Cores. Luciana ainda complementa que, sempre que houver algum evento deste tipo, irá, estará no próximo Holi brasileiro, e, quando viajar, estará em outro país para ver como é.

O evento é inspirado numa tradição hinduísta e já aconteceu em vários países. O Holi Festival das Cores acontece em tempos de lua cheia, entre fevereiro e março, na Índia (país de origem do festival), e tem como objetivo promover a paz, alegria e integração de várias culturas no mundo inteiro. A festa celebra metaforicamente a vitória do bem sobre o mal.

Neste dia de realização no Brasil, no Parque Villa Lobos, também houve aula coletiva de yoga e meditação, realizada pela Fundação Arte de Viver, além de uma apresentação da banda Soul Shakers, do bloco Kaya na Gandaia, com ritmos de Bob Marley e Gilberto Gil, Jam Session Verdi, e o encerramento com o DJ. Goldfish.

Ainda no mês de setembro, Portugal também recebeu o festival em Lisboa e Porto. Em 2014 estão previstas as realizações do festival nas cidades de Miami (novembro) e Johanesburgo (em março).

 

Mariana Oliveira (2º semestre)

Proposta do festival na entrada do parque. Foto: Mariana Oliveira