Henry Talbot: publicou o primeiro livro ilustrado com fotografias

Conheça o trabalho de um dos pioneiros da fotografia, o francês Henry Fox Talbot, que publicou o primeiro livro ilustrado com as imagens, no foto-áudio reportagem transmídia realizado por Beatriz Francischinelli e Stéfani Inouye, estudantes do 2º semestre do Curso de Jornalismo da ESPM-SP , sob orientação do Prof. Erivam de Oliveira.
Willian Henry Fox Talbot, mais conhecido como Talbot, nasceu na cidade de Londres – Inglaterra – no ano de 1800. Em meados de 1836, o escritor e cientista britânico inventou o calótipo, que futuramente ficou conhecido como talbótipo em sua homenagem. Esse processo consistia na produção de cópias positivas de uma imagem negativa produzida pela câmera fotográfica.
Apesar de contemporâneo, o invento foi considerado como complemento do processo fotográfico de Niépce e Daguerre, tendo como vantagem a possibilidade de reproduzir o mesmo negativo em positivo quantas vezes necessário.
Com a finalidade de mostrar as várias utilizações de seu invento, Talbot publicou o primeiro livro ilustrado com fotografias. Nomeado como “The pencil of Nature”, esse livro contém 24 talbotipos originais e foi publicado em seis volumes entre 1844 e 1846. A obra rendeu uma medalha dada pela Academia Real e é considerada um marco na história da fotografia por registrar o primórdio da fotocópia. Nela, ele introduz dizendo: “A fotografia nos permite introduzir em nossas imagens um sem-número de detalhes que contribuem para a verossimilhança e a realidade da representação, mas que nenhum artista se daria ao trabalho de copiar com fidelidade da natureza”.
A produção das imagens do talbótipo dá-se pela combinação de uma câmara escura e um papel sensibilizado com nitrato de prata e ácido gálico exposto à luz por cerca de 20 minutos. O negativo era fixado numa solução de hipossulfito de sódio e, quando seco, entrava em contato com o papel já fotossensibilizado e produzia a imagem em positivo.
Graduado pela Universidade de Trinity e Cambridge, ganhou uma Medalha Rumford de pesquisa sobre calor e luz, foi eleito um membro liberal da câmara dos comuns do parlamento britânico e veio por falecer em setembro de 1877, na cidade de Lacock – Inglaterra.

Henry Fox Talbolt um dos pioneiros da fotografia, publicou o primeiro livro ilustrado com as imagens (Source) from ESPM on Vimeo.