Annie Leibovitz: a fotógrafa que transforma retratos em arte

Conheça o trabalho de Annie Leibovitz: a fotógrafa estadunidense que transforma retratos em arte no foto-áudio reportagem transmídia realizado por Manuela Nogueira e Romário Almeida, estudantes do 2º semestre do Curso de Jornalismo da ESPM-SP, sob orientação do Prof. Erivam de Oliveira.
Anna – Lou Leibovitz, mais conhecida como Annie, nasceu em Connecticut em outubro de 1949. Ela começou a se interessar pela fotografia em uma viagem às Filipinas, durante a Guerra do Vietnã. Nos anos seguintes, manteve outras ocupações, mas se dedicou ao aprimoramento das técnicas fotográficas.
Seu primeiro trabalho foi para a Revista Rolling Stone, em 1970. O estilo de fotografia de Annie definiu o visual da revista, na qual trabalhou durante 13 anos.
Uma de suas fotografias mais famosas foi capa da revista em 1980. Com John Lennon e Yoko Ono na manhã em que o músico foi assassinado.
A técnica retratista de Annie é um marco na carreira da fotógrafa; ela estabelece uma relação de intimidade e cumplicidade com seus fotografados. Em 1999 ela deu início a um projeto de fotografar somente mulheres que exercessem papel forte e fundamental nos mais diversos segmentos. Em 2016 esse projeto deu origem a uma mostra que se iniciou em Londres e percorreu mais oito cidades, entre elas Nova York e Zurique.
A mostra também contou com um autorretrato da fotógrafa com as três filhas.
Annie, ainda viva, desde que deixou a Rolling Stone trabalha na Vanity Fair além de produzir editoriais de moda também para a revista Vogue.
Dentre suas fotos mais representativas está a de Jennifer Hudson, primeira cantora negra a aparecer na capa da Vogue.
Em 2007 a estadunidense foi convidada para fazer imagens inspiradas nos personagens mais famosos do mundo Disney, o objetivo era promover os parques da empresa. O time de celebridades foi composto por artistas, modelos, cantores e esportistas.
O projeto se estendeu até 2013 para a captura de novos personagens como a Merida – da animação Valente.
Em 2016, a famosa marca de pneus, Pirelli lançou um calendário estampado com treze mulheres de notáveis conquistas profissionais, sociais, culturais, esportivas e artísticas. Annie foi a escolhida para capturar os retratos dessas mulheres, dentre elas: Amy Schumer, Yoko Ono, Ava Duvernay e Kathleen Kenedy.
Annie é autora de várias campanhas publicitárias como por exemplo a da marca Louis Vuitton.
A artista também clica momentos de celebridades e transforma simples retratos em cenas que unem figurino, ambiente e luz, resultando em verdadeiras obras de arte.

Annie Leibovitz a fot grafa estadunidense que transforma retratos em arte (Source) from ESPM on Vimeo.