“A Glamour se tornou uma amiga descolada”, diz Mônica Salgado

Share

A diretora de Redação da Revista Glamour, Monica Salgado, em palestra na ESPM-SP. Foto: Júlia Mattos.

Nesta quinta-feira, 10/09, ocorreu na ESPM-SP uma palestra com a diretora de redação da revista Glamour, Mônica Salgado, que falou sobre a personalidade da revista e quebrou paradigmas criados ao longo do tempo a respeito da produção de um veículo de moda. Durante a conversa, Mônica esclareceu dúvidas frequentes de suas leitoras e, para isso, usou como base de sua abordagem a proposta de destruir 14 mitos em relação às editorias “fashionistas”.
Entre os temas abordados, a diretora mostrou que, apesar do nome carregado pela revista, que impõe certa ideia de descontração, existe muito trabalho e envolvimento de profissionais empenhados para a produção de suas edições. Apesar do sacrifício na vida pessoal e das muitas noites de sono perdidas para a revisão de matérias, editoriais e fotos, Mônica se considera realizada e apaixonada por sua profissão. “Todas as noites que eu deixei de colocar meu filho na cama para dormir, eu vejo refletido quando lançamos uma nova edição da revista. Estamos cultivando algo muito legal aqui”, afirma.

A diretora de Redação da Revista Glamour, Monica Salgado, em palestra na ESPM-SP. Foto: Júlia Mattos.

Após a palestra, Mônica dividiu com o Portal de Jornalismo um pouco mais da sua vida pessoal e profissional. Perguntamos sobre a sua expectativa para o futuro das revistas de moda, uma vez que estas vêm perdendo espaço para os sites e aplicativos relativos ao mesmo assunto. “ Ninguém tem bola de cristal para prever o que vai acontecer, mas o mercado está evoluindo e, para que os títulos se formem de maneira mais “premiuns” (fortes), como a Vogue, é preciso fortificar os nomes para diversificar a renda e produzir conteúdo em diversas plataformas.” A diretora também respondeu a respeito da sua maior conquista desde seu ingresso na Glamour. “Considero que conseguir, junto com toda a equipe da revista, construir um título tão forte em tão pouco tempo e resultados tão positivos foram a nossa maior vitória. É preciso provar para o mercado que ainda há esperança e que é necessário pensar sempre fora da caixa.”
A palestra foi muito bem recebida pelos alunos. “ Eu achei sensacional! Me surpreendi e aprendi muito. Com certeza meu sonho é trabalhar na Glamour”, disse Marcela Correa, aluna do primeiro semestre de jornalismo. Para Amanda Krainer, também aluna do curso, “o bate papo foi bem descontraído e acho que ela deixou aquela sensação de quero mais.”
Júlia Mattos e Rachel Schmalb (1º semestre)