Feliz 233 anos, Vila Mariana! Veja os destaques da região eleitos pelo PJ

A Vila Mariana, bairro que completou 233 anos dia 3 de setembro. (foto: Mariana Yole)

Share

A rua Dr. Álvaro Alvim, conhecida como a “rua das universidades”, é um dos destaques do bairro. (Foto: Helena Bonamico)

No dia 03 de setembro, o bairro da Vila Mariana completou 233 anos. O portal Vila Mariana fez uma lista com as melhores atrações do bairro:

 

1. Cinemateca

Foto: divulgação

A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira. Desenvolve atividades em torno da difusão e da restauração de seu acervo, um dos maiores da América Latina. São cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais. Possui também um amplo acervo de documentos formado por livros, revistas, roteiros originas fotografias e cartazes. (www.cinemateca.gov.br/)

 

2. Padarias

Foto: divulgação

O bairro concentra um grande número de padarias, como a Esplêndida Pães e Doces (R. França Pinto, 435) e a Panificadora Confeitaria UPA UPA (Av. Lins de Vasconcelos, 3299). Essas padarias se destacam pelos produtos de qualidade que elas oferecem e com um bom preço.

 

3. Patrimônio arbóreo

Foto: divulgação

 

O bairro da Vila Mariana é o quinto mais arborizado da cidade. São mais de 32 mil árvores e a subprefeitura pretende plantar mais 500 para assim se tornar o quarto bairro mais arborizado da cidade. As árvores deixam o bairro mais bonito e a qualidade do ar melhor. Além disso, na região se encontra o melhor parque da América Latina (segundo pesquisa internacional), o Parque do Ibirapuera.

 

4. O quarteirão universitário
No bairro estão duas das melhores faculdades de São Paulo, a ESPM e a Belas Artes. Ao redor delas, se encontram muitos restaurantes, bares, padarias que fazem a Rua Doutor Álvaro Alvim e as ruas próximas ficarem mais frequentadas, fazendo assim com que alunos e frequentadores adorem esta parte do bairro.

 

5. Praças
Na Vila Mariana não é só agitação. Um dos pontos de refúgio são as praças que podem ser encontradas no bairro. São oito praças no total e entre as principais estão a Praça Oswaldo Cruz (Av Bernardino de Campos) e a Doutor Afrodísio Vidigal (Rua Domingos de Morais, 56). Elas trazem tranquilidade e deixam o bairro mais bonito.

 

6. SESC

Foto: divulgação

No final dos anos 1980, o SESC concluiu os estudos técnicos para a concepção de projeto na Vila Mariana, desenvolvido posteriormente pelo escritório Bonilha e Associados. A obra iniciada em maio de 1992, foi gerenciada pelo SESC e executada pelo Método Engenharia, que reuniu, ao longo da construção, mais de 50 empresas e assessorias. Em 18 de dezembro de 1997, o SESC Vila Mariana foi aberto ao público. Localizado na rua Pelotas, 141, a programação do local se encontra no site http://www.sescsp.org.br/unidades/13_VILA+MARIANA/#/content=programacao

 

7. Restaurantes

Feliz É possível encontrar uma grande variedade de restaurantes e bares, podendo ser considerado o point das comidinhas. Há locais para todos os tipos de paladares a qualquer hora do dia e do mês. A seguir, algumas opções:
• Santa Clara Batataria: as deliciosas batatas ficam ainda melhores ao som do jazz e do blues tocados ao vivo. Os pratos podem vir acompanhados de saladas. (http://www.batataria.com.br)
• VegeTao: é um restaurante perfeito para quem não come carne. Ele oferece cardápios diários com opções de pratos quentes, saladas e sobremesas. (http://www.vegetao.com.br)
• Jabuti: tradicional em todos os aspectos, pois conserva o ambiente desde a década de 1960. Serve porções de frutos do mar que podem ser acompanhados de bolinhos de bacalhau. (http://www.jabutichoperiaefrutosdomar.com.br)
• Veloso Bar: a mais famosa cozinha da região. O ambiente é descontraído e agradável apesar de sempre estar lotado. Os clientes de costume são estudantes do bairro e trabalhadores. (http://www.velosobar.com.br)

Saiba +: Apaixonadas pelo bairro dão seus depoimentos sobre o bairro em http://jornalismosp.espm.br/vila_mariana/apaixonadas-pelo-bairro-dao-seus-depoimentos-sobre-vila-mariana

Mariana Yole e Otavio Cintra (3º e 4º semestres)