Exposição sobre a artista Marina Abramović chega a São Paulo

Share

A mostra Terra Comunal contará com a presença da artista. Foto: Bianca Kachani

 

Terra Comunal, mostra dedicada a Marina Abramović, reúne um conjunto de obras, instalações, vídeos e registros documentais da artista. A exposição, que acontece no Sesc Pompéia até o dia 10 de maio, é inspirada nas experiências da artista sérvia no Brasil, onde realizou pesquisa sobre cristais e sua influência sobre a mente humana.

A mostra é dividida em duas partes. A primeira, intitulada “Terra Comunal – Marina Abramović”, conta com uma seleção de vídeos de performances e objetos transitórios da artista. Enquanto a segunda, “Terra Comunal – MAI”, convida o público a conhecer o Método Abramović, em que são praticadas atividades a fim de explorar as fronteiras que existem entre o corpo e a mente.

Além disso, o público pode interagir com os objetos da exposição, entre eles pedras e cristais que, segundo a artista, promovem a autocura e a energização da mente. A mostra conta também com uma visita da artista que participará de oito encontros com o público.

 

Público interage com as obras da artista. Foto: Bianca Kachani.

 

“Achei muito legal a forma como a artista estimula este momento de reflexão e autoconhecimento no público”, afirma Caroline Hara, 17 anos, que visitou a exposição. “Às vezes ficamos tão presos ao nosso cotidiano que esquecemos de olhar para o nosso interior. Também achei muito interessante o modo como Marina testa os limites do corpo humano através de suas obras”, acrescenta.

A programação também oferece um espaço chamado “Space in Between”, onde acontecem palestras e atividades com artistas e convidados de diversas áreas.

“O trabalho dela é muito lúdico e, por isso, até quem não entende de arte gosta”, diz Adriana Trejger, 45 anos, que também visitou a exposição. “Marina faz das pessoas parte de sua obra e quebra todas as barreiras do tempo, dos materiais e objetos”.

O Sesc fica na Rua Clélia, no bairro de Vila Pompéia. A visita está aberta de segunda à domingo e é gratuita. Para participar do Método Abramović, porém, é preciso fazer agendamento prévio no site do Sesc.

Bianca Kachani (1 semestre)