Exposição de fotos feita por funcionário da ESPM-SP homenageia o Mês das Mulheres

Share

Jardineiro do campus expõe fotografias pelos corredores da faculdade em homenagem ao público feminino

Acervo pessoal

Gerson Rodrigues, 38 anos, mostrou no Dia Internacional das Mulheres que jardinagem, sensibilidade e fotografia estão integradas em sua rotina. Jardineiro da faculdade ESPM-SP há 13 anos, ele inaugurou uma exposição focada na figura feminina, com diversas imagens de seu arquivo pessoal espalhadas pelo campus, para celebrar o 8 de março.

Segundo Rodrigues, a ideia da exposição partiu da professora Maria Matuck, que examinou alguns trabalhos do funcionário e decidiu expor uma seleção em frente ao auditório Victor Civita. “Eu mandei entre 300 e 400 fotos para a professora”, diz.

O funcionário da ESPM-SP conta, ainda, que recebeu apoio de muitos professores quando se interessou pela arte. “Os responsáveis pelas salas de fotografia me deixavam ficar nelas até tarde da noite quando não tinham aula, para que eu aprendesse a manusear os equipamentos. Além disso, me emprestavam livros e apostilas para que eu pudesse estudar”, conta ele.

Além das fotos tiradas em jardins, Rodrigues acompanhou tribos indígenas e suas rotinas, procurando retratar a essência de sua cultura. “Foi uma experiência muito bacana, que fez com que eu me apaixonasse ainda mais por fotografia, mas ainda não tive a oportunidade de exibi-las.”

Atualmente, Rodrigues busca equilibrar seu tempo entre o trabalho com os jardins da faculdade e a paixão por fotografia, mas já possui planos para uma próxima exposição: “Quero retratar o racismo que ainda existe no mundo. Já tenho algum material, mas ainda pretendo tirar mais fotos”, adianta.

Paula Lerrer (2º semestre)

Veja mais algumas fotos do arquivo pessoal do fotógrafo

Acervo pessoal

Acervo pessoal

Acervo pessoal