Ex-aluno de jornalismo da ESPM inova no mercado de Games e E-Sports

Foto: Daniel Ladeira

Arthur Salazar (1º semestre)

O ex-aluno de Jornalismo da ESPM-SP e atual CEO da GG Comunicação, Rafael “Chanceler” Costa, conversou com alunos de jornalismo, na terça-feira (21), sobre empreendedorismo na área da comunicação. Rafael, além de fundar a agência, também organizou um time feminino de E-Sports, uma loja virtual que ajuda o mercado de games independentes e um site que filtra os melhores preços de jogos.

O seu principal projeto e paixão, a agência de games GG Comunicação, foi criada durante o seu primeiro semestre na faculdade. A agência pioneira trabalha com o intuito de melhorar a comunicação entre desenvolvedor e comprador. O projeto saiu do papel em 2017 e foi premiado durante sua participação no jogo Distortions. Hoje, a agência é uma das maiores na América Latina e acumula mais de 50 projetos realizados só em 2018.

Rafael conta que, graças a suas matérias no Portal do Jornalismo da ESPM, conseguiu entrar no mercado dos games muito cedo. Seus textos o levaram ao Brasil Game Show, e o projetaram para trabalhar com a Razer, Ubisoft e CNB. “Lembro-me do Portal de Jornalismo da ESPM, oficina que que me trouxe muita noção de jornalismo, além de ter me apresentado a grandes pessoas e amigos.”

O jovem empresário admite que arriscou muito. Tinha um emprego estável na Pain Gaming e na Rosa Arrais Comunicação, porém sempre usou o seu lema para crescer no meio: “sempre tentar, depois investir e nunca deixar de persistir”. Rafael, mesmo novo, já possui muita experiência no mercado e continua inovando com projetos como o Athena’s E-Sports: um dos primeiros e mais importantes times femininos no meio competitivo.