Ex-alunas da ESPM-SP lançam livro sobre transtornos em jornalistas

Paula e Giuliana no lançamento de seu primeiro livro Foto: Bárbara Santucci

Share

Paula e Giuliana no lançamento de seu primeiro livro        Foto: Bárbara Santucci

Tudo começou com um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As ex-alunas Paula Saviolli e Giuliana Tenuta Duarte lançaram no último sábado, 14, o livro “Depois do Front: os traumas psicológicos dos jornalistas que cobrem conflitos”, pela Editora Reflexão.

As jornalistas que se formaram pela ESPM-SP, em 2014, levaram para a banca avaliadora uma forma reduzida da obra publicada. Foi então que o professor da faculdade, Leão Serva, indicou à elas que mandassem o trabalho à editora para uma possível publicação.

Com o propósito de que o livro fosse, então, enviado e publicado, o trabalho teve que passar por um processo de extensão. Para isso, as autoras contaram com o material que já havia sido coletado, mas não foi utilizado no TCC.

Elas disseram que o desenvolvimento de todo o conteúdo foi muito delicado. Além da orientação do professor, elas precisaram da ajuda de uma consultoria com uma psicóloga, que as guiaram na abordagem do tema.

“O objetivo era mesmo publicar o livro. Queremos, agora, acompanhar a reação dos leitores”, disseram as autoras. Paula e Giuliana ressaltaram também que o atual desejo é que o assunto, pouco abordado, ganhe mais relevância e discussão.

A obra está à venda também no site da editora (R$ 30,32).

Capa da obra publicada pelas jornalistas Foto: Reprodução