Vestibulandos contam expectativas para o Enem

Foto: arquivo pessoal

O Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece nos dias 24 e 25 de outubro. O primeiro dia a prova terá duração máxima de 4 horas e meia. Já no segundo dia, a prova é mais longa e também conta com a redação, podendo durar 5 horas e meia. O Enem teve 7,7 milhões de inscritos esse ano, 11% a menos que em 2014, segundo divulgado pelo Ministério da Educação e publicado no Portal G1. Conheça a história de jovens que vão prestar a prova.

João Vitor Pileggi,19 anos

Foto: arquivo pessoal

“Você se prepara um ano inteiro para um dia de prova”, diz o estudante João Vitor Pileggi. O jovem de 19 anos, que presta Medicina, estuda durante boa parte da tarde e muitas vezes lê jornal antes de começar. Seu desejo é entrar na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Beatriz Midori, 15 anos

Foto: arquivo pessoal

A jovem ainda está no 1° ano e vai prestar o ENEM para conhecer e treinar a prova. Beatriz contou que não está estudando muito, mas fez algumas redações como uma forma de treino para a prova. “Sobre a faculdade, eu estou confusa”, comentou a estudante, que diz já ter pensado em Engenharia, mas agora está mais para Medicina.

Daniel Winter, 18 anos

Foto: arquivo pessoal

Daniel Winter comenta que está bastante ansioso para a prova, por ser “o caminho para grandes faculdades”, como UFMG, UFRJ e UNIFESP, as quais o jovem almeja conseguir uma vaga. “Como decidi prestar Medicina, preciso tirar uma nota alta”, comenta o garoto, que estuda cerca de 12 horas por dia.

Victor Augusto Boni Lacerda, 16 anos

Foto: arquivo pessoal

“Estou prestando esse ano para ver como é”, comentou o estudante que está no 2° ano do ensino médio. Vitor pensa em fazer Jornalismo ou Publicidade e Propaganda. À reportagem do VM, ele comentou que todo dia “dá uma revisada”, mas não tem estudado muito por ainda estar fazendo a prova só para testar os seus conhecimentos.

Lucas Brandão, 18 anos

Foto: arquivo pessoal

Lucas Brandão prestará Engenharia Mecatrônica e tem como sonho entrar na UFSCAR. O jovem disse que estuda por volta de quatro horas por dia. Em relação à prova de amanhã, ele acha que o mais complicado é auxiliar o tempo da prova, que pode acabar complicando seu desempenho.

Eduardo Pascoal (2o semestre)