ESPM-SP sedia encontro de professores de jornalismo

Share

A ESPM-SP sediou, nos dias 26 e 27 de abril, o 6º Encontro Paulista dos Professores de Jornalismo. O evento, que reuniu pesquisadores, docentes e estudantes da área, teve como tema a formação superior em jornalismo em tempos de comemoração dos 50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil.

Da esquerda para a direita: Erivam de Oliveira, Alexandre Gracioso, Luiz Fernando Garcia e Maria Elisabete Antonioli na mesa de abertura do 6º EPPJ. Foto: Diego Pinheiro


Iniciativa do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), o encontro é um espaço para discussão sobre a prática docente na área. Para abordar o assunto, com foco nas mudanças e tendências do ensino de jornalismo no século XXI, o primeiro dia de atividades contou com a presença do doutor em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Eugênio Bucci, que também é diretor do curso de Pós-Graduação em Jornalismo com Ênfase em Direção Editorial da ESPM-SP.

 

Em sua palestra, Bucci abordou temas como a ética e a longa trajetória do jornalismo nas sociedades. “Jornalista tem que trabalhar com ética em toda sua carreira, se você trabalhar certo você ganha espaço no mercado de trabalho”, argumentou. Outro aspecto reforçado foi a importância da formação humanística. “É muito importante falar outros idiomas – e isso inclui o português”, brinca o professor.

 

Os alunos avaliaram positivamente a chance de participar de um encontro direcionado à classe docente. “Quando nós estamos no começo da carreira ficamos um pouco perdidos. É muito bom ter este espaço para trocar experiências”, diz o estudante da ESPM-SP Hélio Alcântara Junior. A também estudante de jornalismo Fernanda Oliveira demonstrou opinião semelhante. “É um espaço de networking com profissionais e pesquisadores de alto nível”, afirmou.


Alisson de Moraes (2º semestre)