ESPM-SP realiza cobertura experimental das Eleições

Atualizada em 23/11/2018.

O curso de Jornalismo da ESPM-SP apresentou, neste semestre, o Confirma-ESPM, um projeto experimental multiplataforma no qual os alunos vivenciaram a cobertura jornalística das Eleições 2018, com produção de conteúdo em variadas mídias. A experiência pedagógica envolveu mais de 30 estudantes, com visões complementares e inovadoras de como contar histórias sobre política nacional, em destaque no cotidiano dos brasileiros, em um cenário em que a desinformação ganha espaço, com as chamadas fake news.

“Estamos diante de um processo eleitoral visto como o mais incerto e turbulento desde a redemocratização do Brasil. Abraçamos esta oportunidade no intuito de ver o Jornalismo – crítico, apartidário e pluralista – perseverar, acima de qualquer desfecho que o pleito venha a ter”, afirmou a professora Cláudia Bredarioli, que coordenou o Confirma-ESPM.

A proposta de produzir conteúdo multiplataforma, especialmente no ambiente digital, considerou o ponto central constituído pelas redes sociais nos processos de construção de opinião pública na atualidade. Tentou, assim, gerar o maior engajamento possível, tanto dentro quanto fora das conexões de alunos e professores da ESPM.

O projeto foi uma realização do Centro Experimental de Jornalismo (CEJor) e começou a ser desenvolvido no primeiro semestre de 2018. Foi dividido em duas etapas. Na primeira, houve preparação dos alunos para a cobertura, com treinamentos para identificação e verificação de conteúdo falso, apresentação das possibilidades de uso de base de dados e contextualização sócio-histórica do processo eleitoral. Na segunda, os alunos puseram a mão na massa, começaram a se focar mais na cobertura factual do processo eleitoral e continuaram atentos até o desfecho do pleito.

A cobertura experimental das Eleições 2018 pode ser conferida no site criado especialmente para o projeto.