DEV² debate as novidades na comunicação com alunos da ESPM-SP

Mari Palma, jornalista e integrante da equipe de esportes da Globo, conversou com os alunos da ESPM-SP sobre o tema Inovações de Linguagem e a Relação Internet X TV, durante o evento Dev², promovido pela ESPM. (23/08/2018) - Foto: Priscila Antunes.

Por Marina Lahr e Luan Fazio

Mari Palma, jornalista e integrante da equipe de esportes da Globo, conversou com os alunos da ESPM-SP sobre o tema Inovações de Linguagem e a Relação Internet X TV, durante o evento Dev², promovido pela ESPM. (23/08/2018) – Foto: Priscila Antunes.

A 2ª edição do Developing Developers (Dev²) aconteceu nos dias 22 e 23 de agosto, na ESPM-SP, voltado a oferecer diferentes palestras sobre tecnologia e comunicação. Ao longo dos dois dias, mais de 70 palestrantes compareceram às duas unidades da escola para proporcionar mais de 250 horas de debates e informações.

Alexandre Gracioso, vice-presidente acadêmico da ESPM, ressalta a importância de um evento como este para os alunos: “alguém do curso de jornalismo que queira acompanhar uma discussão mais técnica, terá essa oportunidade, alguém de um curso mais técnico, que precise inteirar-se sobre usos de tecnologia a partir de uma visão das ciências sociais, também terá a mesma oportunidade”.

Além disso, o Dev² contou com diversas parcerias de empresas, como Bradesco, iFood e Globo. Alexandre Gracioso contou como esse apoio aconteceu: “Faz parte da identidade da ESPM, do seu DNA, estar junto das empresas, então, quando a gente optou por fazer o Dev, principalmente os coordenadores dos cursos, foram a campo com seus contatos, para falar sobre a proposta do evento e tentar obter essas parcerias e contribuições. As empresas se mobilizaram imediatamente para isso, gostaram do projeto, pois sempre estiveram perto dos nossos estudantes.”

Já para os alunos, a oportunidade de se relacionar com diversos assuntos distintos do dia-a-dia acadêmico foi muito bem aproveitada e trouxe um panorama diferente em relação às possibilidades de caminhos para o futuro. Michelle Oliveira, aluna do 4º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, elogiou as palestras e a estrutura designada para o Dev². “O evento proporcionou palestras sobre temáticas inovadoras e interessantes que proporcionaram novas perspectivas de mercado. A infraestrutura da ESPM foi bem aproveitada para a organização do evento e foram dias de aprendizado com profissionais de diferentes áreas”, afirma.

Para o curso de jornalismo, os temas variaram desde produção de conteúdo para Instagram até a questão da inteligência artificial na profissão, passando por uma grande discussão sobre informações falsas – as chamadas fake news – e novas linguagens para a TV. Para isso, os alunos inscritos tiveram como palestrantes jornalistas reconhecidos no mercado, como Mari Palma, Rede Globo, e o produtor de conteúdo para Instagram da Folha de S.Paulo, Mateus Camillo.

Alguns professores do curso também participaram. Renato Essenfelder esteve na mesa sobre Inteligência Artificial e Jornalismo, e destacou a importância das discussões de assuntos novos: “Acho importante conhecermos e nos sintonizarmos a algumas das novidades, das práticas mais modernas que estão sendo aplicadas nas empresas e redações para jornalistas, acima de tudo aqueles interessados em contar a história de uma forma diferente, mais interativa e multimídia.”

Para o professor de Jornalismo, Antonio Rocha Filho, que participou de uma mesa sobre o impacto das fake news no mundo corporativo, a profissão pode ajudar a combater o problema das informações falsas: “Tivemos a preocupação no evento, além de falar sobre os valores e a importância do jornalismo nesse contexto, analisar como a inteligência que existe hoje, atrelada à área de tecnologia, pode ajudar a monitorar e reagir a essa rede de desinformação de uma maneira que não permita grandes impactos negativos nos negócios das instituições públicas e privadas”, disse o professor.

De acordo com o professor Gracioso, ao todo foram quase 5 mil check-ins em sessões, sendo, aproximadamente 90% destas, alunos da ESPM, e 10% de participantes externos.  Em média, os alunos assistiram a quatro sessões e o público externo a duas.