ESPM SOUL movimenta faculdade com palestras e oficinas de diversos temas

Share

Giovanna Ruzene, Giullia Reggiolli, Gustavo Zachary e Lucas Nimi (1º semestre)

Aconteceu, entre os dias 12 e 13 de novembro, o ESPM SOUL, no campus Álvaro Alvim da ESPM São Paulo, que contou com mais de 150 atividades comandadas por professores e especialistas convidados. As palestras abordaram temas de diversas áreas, como audiovisual, gestão, marketing, jornalismo, tecnologia, antropologia, sociologia e comunicação.

O presidente da ESPM Dalton Pastore, em entrevista para o Portal de Jornalismo, disse que “O evento já não é novo, chamava-se “Dev”, que significava developers, um evento de empreendedorismo e desenvolvimento que foi ampliado. Logo a gente percebeu que tinha eventos de marketing, relações internacionais, negócios, tecnologia. Então abrangia a ‘alma’ da ESPM, por isso tornou-se ‘ESPM Soul”.

Pastore reforçou a ideia de que os eventos feitos pela faculdade tem uma importância para aproximar alunos e mercado, sobretudo o Soul em particular, além de trazer discussões relevantes de mercado e humanidades para dentro da escola.

“Foram dois dias integralmente dedicados a ampliar as questões que tanto discutimos aqui dentro. O tema geral desta edição foi Educação empreendedora: entre o humano e as tecnologias”, explicou Gisele Jordão, coordenadora do curso de Cinema e organizadora do evento.

Dentre as atividades, estiveram no cronograma palestras como Jornalismo em tempo de cólera, com o jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto (veja cobertura) e O processo de produção de um videoclipe, com a professora Gisele Jordão, o roteirista Guga Gessullo e o diretor cinematográfico Thiago Eva (veja cobertura).

Além disso, teve também oficinas, como O ouvir tecnológico, com a professora Cláudia Bredarioli (veja cobertura), A criação de podcast, com a professora Patrícia Rangel (veja a cobertura), Os desafios de trabalhar com games no Brasil, com Vicente Martin (veja cobertura), e Realidade Virtual, com a professora da USP Lyara Oliveira (veja cobertura), que aconteceram no primeiro dia de evento.

Fechando a primeira noite, a atriz Denise Fraga e o diretor Luiz Villaça apresentaram a mesa Direção e atuação no cinema, com mediação de Gisele Jordão e João Matta (veja cobertura).

O segundo dia foi marcado por palestras, como Por trás do jornalismo investigativo, com o jornalista Roberto Cabrini (veja cobertura), A transformação digital, comandada pelo editor do jornal Estado de S.Paulo Daniel Fernandes (veja cobertura), e A segurança na rede, com o professor Cláudio Luiz (veja cobertura).

Veja a galeria de fotos do ESPM Soul aqui.