Em quarentena, professores de academia exercitam alunos on-line

Rafael Falino (1º semestre)

Foto: Rafael Falino.

Os exercícios físicos sempre foram essenciais para a vida do ser humano, já que, contribuem com a saúde física, emocional e mental. Mas, neste momento, com a crise pela qual o mundo está passando, com a Covid-19, academias, clínicas e estúdios estão fechados, e a necessidade das práticas físicas “se reinventarem” ficou urgente.

Personal trainers, fisioterapeutas e treinadores estão adotando medidas diferentes, como propostas de exercícios em videoconferência ou planilhas, para não deixarem seus alunos, pacientes e atletas sem praticar atividades físicas.

Para o personal Elias Soliano, o processo de adaptação com aulas a distancia vem sendo rápido e muito produtivo, os alunos entendem o momento atual e há um controle sobre os exercícios. Elias ainda afirma que os exercícios feitos em casa favorecem o aluno por estar mis confortável  em casa, desde que não se distraia.

De acordo com a professora de educação física, Deise Cespedes, o momento atual é mesmo de isolamento. Ela criou um grupo em uma rede social para mandar vídeos de treinos explicando verbalmente o número de séries e repetições. “A opção de treinar em casa se tornou fundamental para respeitar a quarentena e manter-se fisicamente ativos. Além dos benefícios fisiológicos que o exercício traz, ao se exercitar, liberamos no nosso cérebro um tipo de ‘cascata hormonal’, como a endorfina, dopamina, serotonina, de extrema importância para cuidar da nossa saúde mental e emocional principalmente nesse momento de isolamento”, afirma.

As pessoas só precisam se preocupar em passar um treino que o aluno esteja apto para fazer, pois a distância não nos permite corrigir o aluno como na aula presencial, complementa a professora.

O estudante de medicina, Henrique Lopes, afirma que os exercícios físicos ajudam a tirar boa parte da tensão que a quarentena traz, mas acredita que as atividades físicas são melhores quando realizadas em locais especializados presenciais. Ele ainda afirma que não se sente muito confortável com a situação de ter de treinar em casa por acreditar estar treinando menos, mas entende o momento.