Em pouco mais de um mês, São Paulo atinge 136 mortes por Covid-19

Share

Ian Imoto e Lucca Domingues (1º semestre)

O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (31), dados sobre os casos de Covid-19 no Brasil. São Paulo é epicentro da doença no Brasil, com 136 mortes (de um total de 201 no país) e mais de 2300 casos diagnosticados. De acordo com o governo do estado, a capital possui cerca de 6 mil leitos hospitalares e outros mil de UTI para tratamento. O governo ressalta ainda a importância do isolamento social: “sem a quarentena decretada pelas administrações estadual e municipal da capital, o pico de casos de internação ocorreria já na primeira semana de abril e o sistema de saúde entraria em colapso”.

No dia 26 de fevereiro, foi confirmado o primeiro caso da COVID-19 na cidade de São Paulo. A vítima, um homem de 61 anos, tinha voltado recentemente de uma viagem à Itália. No dia 12 de março, a ESPM-SP suspendeu as aulas presenciais como medida de prevenção. Dez dias depois, o Governador de São Paulo, João Doria, decretou quarentena a todos os municípios de São Paulo, obrigando o fechamento do comércio em geral, com algumas exceções, como hospitais, farmácias e supermercados.

Marisa Ailin Hong é infectologista do Instituto Adolfo Lutz e enfatiza a necessidade da instalação ou a presença de álcool gel nas dependências de todos os lugares: “o ideal é a lavagem de mãos com água e sabão sempre, mas o álcool gel reduz o tempo de vida de 60% a 70% dos vírus, algo como de 9 dias para 1 hora. Pode ser eficaz, mas não basta”.

A infectologista ressalta também a importância do uso da máscara para indivíduos que tenham quadro semelhante ao de gripe respiratória, mas evidencia a necessidade do melhor uso: “a tendência é a pessoa que não possui o conhecimento usar uma única máscara o dia todo, quando, na realidade, ela possui validade de aproximadamente 4 horas”.

De acordo com médica, a máscara úmida e aquecida também aumenta a susceptibilidade. “Se o indivíduo está no meio de um aglomerado, uma multidão, em que metade ou mais pode estar com quadro gripal, vale a pena usar, mas com a certeza de que se está usando adequadamente”, finaliza.