No outubro rosa, editoria do VM ensina a fazer o autoexame de mama

Share

O Outubro Rosa é um movimento que acontece no mundo todo para a conscientização do câncer de mama. O portal de Jornalismo reuniu as principais técnicas de realização do auto exame preventivo:

Observação em frente do espelho

Antes do banho, posicione-se em frente ao espelho. Observe os dois seios, primeiro com os braços caídos, depois com as mãos na cintura fazendo força nas mãos e, por fim, com elas atrás da cabeça, observe tamanho, posição, forma da pele, aréola e mamilo. Faça o mesmo controle com os braços levantados e mantidos atrás da cabeça.

Qualquer alteração na superfície (depressão ou saliência) ou rugosidade é importante. Pressione o mamilo suavemente e veja se dá a saída a qualquer liquido. Se o mamilo está umbilicado (para dentro com o umbigo) e não era assim, essa é uma alteração importante também.

Palpação de pé

Durante o banho, com as mamas ensaboadas, deslize as mãos sobre elas. Com os dedos unidos, use a mão direita para apalpar a mama esquerda e a mão esquerda para a direita. Procure caroços, alterações de consistência, secreções ou saliências.

Divida o seio em faixas verticais e horizontais e com os dedos estendidos e em pequenos movimentos circulares, faça a palpação de cada faixa, de cima para baixo. Palpe também a axila e o pescoço. Não se esqueça, todo o seio deve ser palpado, mas dê particular atenção ao quadrante superior – externo.

Palpação deitada

Deitada, coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Inverta o procedimento para examinar o outro lado. Apalpe toda a mama através de suave pressão sobre a pele com movimentos circulares. Apalpe a metade externa da mama que, em geral, é mais consistente. Apalpe, também, as axilas.

Lembre-se que o autoexame da mama deve ser realizado regularmente. Caso note alguma alteração antes da menstruação, não se precipite e volte a repetir o exame depois da menstruação. Se a alteração persistir procure o seu médico. Esclareça com ele todas as dúvidas que tem sobre o autoexame.

Mamografia

A mamografia é uma radiografia das mamas em várias incidências. Não tenha qualquer receio em fazê-la. As doses de radiação que são usadas atualmente são muito pequenas e o exame anual não representa qualquer risco.

O exame é insubstituível na prevenção do câncer de mama. Só a mamografia permite detectar alterações mínimas e revelar nódulos que não são perceptíveis à palpação.

Lembre-se: o câncer de mama é curável, mas a possibilidade de cura é tanto maior quanto menor for a lesão.

Fonte: INCA (Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva)

Saiba +: Outubro Rosa contra câncer de mama leva roda gigante ao Ibirapuera

Mariana Yole (3o semestre)