Gabriel, O Pensador debate temas sociais na Semana Cultural da ESPM-SP

Hoje passei uma tarde muito inspiradora fazendo uma palestra para os alunos da ESPM em Sampa!”, disse o rapper na sua página do Facebook. Foto: Gabriella Lemos.

Na última quinta-feira, 21, os alunos da ESPM-SP lotaram o auditório Philip Kotler para assistir à palestra com o rapper Gabriel O Pensador. O evento foi parte da semana cultural promovida pelo Diretório Acadêmico Guerreiro Ramos e reuniu os jovens para um bate-papo sobre diversos temas atuais.

Em clima de descontração, Gabriel, filho da renomada jornalista Belisa Ribeiro, contou um pouco sobre a sua história de vida, carreira e engajamento com questões sociais. Já no início, ele cantou um rap que tinha acabado de compor no avião e animou a plateia cantando trechos de suas letras durante o resto da palestra.

Desde sua primeira música, o rapper sempre deixou claro sua posição sobre os temas. De primeira, em 1992, lançou “Tô Feliz (Matei O Presidente)”, em que o personagem central era Fernando Collor de Mello. O hit foi o mais pedido pelos ouvintes de uma rádio e acabou sendo censurado antes que pudesse ser transmitido por outras emissoras.

Gabriel falou sobre sua esperança na juventude e no peso dos pequenos gestos do dia-a-dia. “Acredito mesmo no poder da palavra”. Ele compartilhou ainda um momento que marcou sua vida, quando recebeu a carta de um garoto dizendo “meus pais são racistas mas eu não quero ser”.

Além disso, contou a história do seu livro infantil “Um Garoto Chamado Roberto”, vencedor do prêmio Jabuti 2006, no qual lida com questões da aceitação das diferenças.

O músico é também ativista social do projeto “Pensador Futebol”, que investe em jovens jogadores que querem se profissionalizar e no projeto “Pensando Junto”, que atende às crianças carentes da Rocinha.

O Pensador falou muito sobre preconceito e deixou uma mensagem para todos os presentes, cerca de 360 pessoas: “Acabe com essa ignorância antes que ela acabe com você”.

Gabriella Lemos (1 semestre)