É possível viver sem carro em SP? Estudantes acham que sim

O estudante de Publicidade Pedro Copolillo, acredita que uma forma de dar mais visibildade ao projeto é estimular as propagandas Foto: Vivian Lusor

Nesta quinta-feira, celebra-se o Dia Mundial sem Carro. A iniciativa é uma proposta para que se diminua a poluição e para que o transporte público seja mais utilizado.

No entanto, a equipe de reportagem do Portal de Jornalismo da ESPM-SP fez uma enquete com 39 estudantes e percebeu que, por mais nobre que a causa seja, pouco se fala sobre ela. Apenas 61,5% dos entrevistados possuíam conhecimento da causa e, mesmo assim, 56,4% deles se utilizaram do transporte individual hoje. A publicidade pode ser uma maneira de conscientizar melhor a população. “Mais publicidade visível pode ajudar a campanha”, acrescenta Pedro Copolillo, do segundo semestre de PP.

A situação é preocupante, já que 74,4% das respostas concordavam que a locomoção por transporte público é possível em São Paulo. Em contraponto, Vilma Rodrigues, estudante do terceiro semestre de Publicidade e Propaganda, comentou que a locomoção não é possível para todas as localidades. “Dependendo do lugar, é impossível de chegar de transporte público”, cita.

Para dar mais visibilidade à celebração, foi publicado no portal do Estadão  uma programação que ocorreria na cidade de São Paulo para colaborar com Dia Mundial sem Carro. Dentre as propostas, havia desde pistas de skate para crianças, até caminhadas noturnas pelo centro da cidade.