Danças circulares sagradas propiciam autoconhecimento

Dança circular promovida pela UMAPAZ, no Parque Ibirapuera. (Foto: arquivo pessoal de Estela Gomes)

A UMAPAZ, Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, iniciou em setembro o curso de danças circulares sagradas. Com o objetivo de abordar temas socioambientais e a cultura de paz, as lições seguem uma metodologia voltada para a educação e a saúde. As aulas acontecem na sede da universidade, ao lado do portão 7A do Parque Ibirapuera, no Espaço Serraria.
“A prática da dança circular sagrada envolve símbolos e movimentos que acabam constituindo uma meditação”, diz Angelina Eberlin, voluntária da UMAPAZ. Ela conta que o curso existe há 10 anos com aulas todas as quartas de manhã. “Por conta do grande número de pessoas frequentam as aulas da manhã foi aberta a segunda sala no período da tarde”.
Em geral, cada dia tem um tema na aula, como danças indígenas e ciganas. Quando a reportagem do Vila Mariana esteve na Universidade, a aula era sobre danças ciganas, mas também são ensinadas danças de outros povos. No inicio e encerramento das aulas, o grupo passa por um momento de reflexão, inspirando pensamentos positivos e o autoconhecimento. A aluna Irene Santos conta que “essa é minha terceira aula e estou adorando. É ótimo porque é um momento só meu, que paro para me conhecer melhor e ainda é muito relaxante”.
Esse ano a professora de dança Maria Tereza Monaco saiu em viagem pela Europa para conhecer mais da cultura e dança cigana. Ela passou pela Turquia, Macedônia, Balcãs e terminou sua jornada na Romênia. Maria Tereza acredita que “a dança circular é um relaxamento completo porque temos que prestar atenção nos passos, na música, na pessoa ao lado e tudo isso ajuda na concentração e a desviar os pensamentos ruins, chega a ser uma terapia em movimento”.

Redescobrindo a tradição

As danças circulares sagradas têm origens em antigos povos que incluíam as danças em seus rituais. São chamadas de sagradas pois permitem a integração do homem com sua essência. A ordem turca Mevlana Sufi, por exemplo, acreditava que a melhor forma para alcançar a divindade era através da música, da dança e da poesia.
O coreógrafo alemão Bernhard Wosien resgatou as danças circulares, em 1976, como forma de integração entre as pessoas. O círculo representava o espaço das antigas comunidades para celebrar rituais como o casamento e a morte. O centro da roda é composto por fogo ou objetos sagrados como flores e talismã.
Atualmente, a prática vem ganhando espaço no Brasil e muitos parques recebem rodas das danças. No Ibirapuera os grupos se reúnem nos primeiros domingos do mês. Neste sábado (24), a Sarasvati Arte e Yoga, espaço para a prática e aulas de dinâmicas terapêuticas, oferece um curso de danças circulares em cadeiras, as 9h, na Rua Jorge Tibirica,116 – Vila Mariana.

(Taís Haupt, 2o semestre)