Gastronomia diversa atrai visitantes ao festival de cultura alemã em SP

Share

A Maifest celebra, no Brasil, a chegada da primavera alemã. Foto: Renata Carlini.

 

A cada ano vem ganhando mais força, mais visitantes e tradição. No último final de semana, dias 23 e 24 de maio, aconteceu a 16ª edição da Maifest, um festival de cultura alemã. O evento é realizado pela AEMB (Associação de Empreendedores e Moradores do Brooklin) e conta com várias barracas e dois palcos espalhados por algumas ruas do Brooklin — bairro formado por integrantes alemães —, zona sul da cidade de São Paulo.

Nas barracas era possível encontrar uma gastronomia variada, com pratos típicos alemães e também de outras partes do mundo. A variedade de acessórios, roupas e objetos de decoração também chamou a atenção de quem passeava pelo local. O famoso joelho de porco e o Eisbein — Joelho Assado a Pururuca servido com chucrute e salada de batatas — fazem sucesso e as filas de espera são grandes. O salsichão e o chope também atraem muitos visitantes.

A procura por doces, que vão desde brigadeiros até os tipicamente alemães, também é grande. Foto: Renata Carlini.

 

“Frequento a feira há, no mínimo, cinco anos. Eu gosto da festa, mas acredito que já foi melhor”, comenta Rodrigo Lamussi, 23 anos. O jovem reclamou das filas que estão cada vez maiores e o preço que aumenta a cada ano. Rodrigo, no entanto, pretende continuar frequentando o evento nos próximos anos, pois gosta do ambiente e de encontrar os amigos no local.

O salsichão grelhado é o responsável por uma das maiores filas do evento. Foto: Renata Carlini

 

O tema da Maifest desse ano era: Blütezeit – tempo de desabrochar, celebrando a liberdade e o diálogo multicultural nas ruas do Brooklin. Além das opções de compras e de alimentação, quem visitou o local também notou a presença de diversas atrações durante o dia. Um dos pontos altos foi a apresentação da Orquestra Stadkapelle Freudenstadt, que contou com a presença de quarenta músicos da Alemanha.

O evento acontece todos os anos no mês de maio e também no mês de outubro, em que é chamado de Brooklin Fest ou Oktoberfest e a entrada é gratuita.

Renata Carlini (1 semestre)