Coelhinho da páscoa, que trazes para mim nestes dias?

Share

Chocolates e Ovos de Páscoa são vendidos nas maiores lojas de São Paulo. Foto: Sarah Righi.

 

Chocolates e Ovos de Páscoa são vendidos nas maiores lojas de São Paulo Foto: Sarah Righi

                                                             Foto: Sarah Righi

Chocolates e Ovos de Páscoa são vendidos nas maiores lojas de São Paulo Foto: Sarah Righi

A Páscoa, apesar de ser uma festividade religiosa que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, é uma data que desperta muito interesse dos consumidores, que muitas vezes abandonam a dieta para ir atrás das deliciosas tentações de chocolate.

Segundo pesquisas publicadas pelo Portal IG deste ano, os preços dos ovos de páscoa estão cerca de 16,0% mais caros em relação ao ano passado. De acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, este aumento foi de 11,6%.

Esses aumentos não são uniformes e variam com a marca comercializada. Neste ano, para diminuir o impacto nas vendas, as empresas diminuíram o tamanho dos produtos para que ficassem mais baratos e estão parcelando os ovos em até dez vezes. Um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que as vendas neste ano devem cair 3,4%.

Por outro lado, gostos, dietas e restrições não são um problema, há uma grande diversidade para diferentes demandas de chocolates, como  light, diet, sem lactose, sem glúten e sem açúcar. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos, em 10 anos houve um aumento de 800% no consumo de produtos dietéticos no Brasil, por isso há uma tendência de maiores investimentos nesse setor.

Chocolates Diet: são aqueles dos quais foi retirado o açúcar.

Chocolates Light : são aqueles com  redução de pelo menos 25% do teor de calorias, quando comparado ao chocolate normal, e com reduzida quantidade de algum nutriente energético, que pode ser o açúcar ou a gordura.

Chocolates Zero: pode ser zero açúcar, zero gordura ou zero lactose. São específicos para dietas especiais, é preciso ler a embalagem para saber.

Os chocolates amargos, entre 70 % e 90% de cacau, também são uma grande opção, pois podem diminuir o risco de câncer, ajudar a controlar o colesterol, diminuir a ansiedade, além de promover um poder oxidante que protege o coração.

Em 2004, a Chef e proprietária da La Vie en Douce, Carole Crema criou o ovo de colher, uma casca do ovo, que representa a metade dele e é recheada. Ela vendia a casca ovalada de chocolate recheada com doce de leite, marshmallow, brownie, etc. Aos poucos, os chefs aderiram à novidade. Este ano, o ovo está sendo muito procurado, por ser caseiro, artesanal e muito diferente dos tradicionais.