A
A Cinemateca Brasileira, em parceria com a Fundação Japão, irá promover entre os dias 26 de maio a 23 de junho uma exposição inédita na cidade de São Paulo, O Espírito do BudÔ – A história das artes marciais no Japão.
Essa mostra será dividida em duas partes: a primeira será uma exposição sobre armas históricas do Japão entre os séculos VIII ao XIX, como arcos e flechas, armaduras medievais e a evolução das artes marciais do país.
Já a segunda parte foca em contar a evolução do bujutsu para o budô, ou seja, como foi a transformação das artes marciais japonesas na virada do século XIX para o XX. Agregando dos assuntos mais variados, como as técnicas de combate utilizadas na guerra até conceitos de defesa pessoal e filosofias atuais, promovendo atividades para o corpo e para a mente.
Além da exposição, a cinemateca apresentará filmes que contam um pouco da história das artes marciais no Japão, abordando temas como clãs e samurais. Alguns dos longas são Honra de samurai, de Yôji Yamada, e Sumô, suor e peleja, de Masayuki Suon. A entrada para as sessões, que ocorreram entre 26 de maio e 5 de junho, é gratuita.
Serviço – Exposição
O Espírito do BudÔ – A história das artes marciais no Japão
Data: 26 de maio a 21 de junho de 2016
Horário de funcionamento: de segunda a quarta-feira, das 9h às 18h, e de quinta a domingo, das 9h às 20h
Local: Cinemateca Brasileira Endereço: Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Clementino, São Paulo – SP Tel: (11) 3512-6111 / contato@cinemateca.org.br
Por André de Sena e Lucas Orte (3o semestre)