Cine Ciência promove live sobre o episódio White Christmas da série Black Mirror

Imagem: Laura Cavalari/ print do computador

Laura Cavalari (2º semestre)

Na última quinta-feira (15), o grupo Cine Ciência reuniu alunos e professores do curso de Cinema da ESPM para debateram sobre o episódio White Christmas da série Black Mirror. O evento foi gratuito e aberto ao público na plataforma digital YouTube.

A condução e mediação da live foi realizada pelos alunos Eduardo Leal e Conrado Albuquerque, com a participação especial dos professores de Cinema e Audiovisual, João Matta e Andrey Mendonça.

Apesar do nome do episódio remeter ao Natal, o foco da narrativa não é esse. O episódio se desenvolve a partir das discussões das personagens Joe Potter e Matt Trent, que se encontram alojados em uma cabana no meio de um deserto coberto por neve. A sensação que se passa durante a trama é que eles estariam aprisionados naquele local. A partir daí, Matt resolve contar a Joe o que levou ele aquele lugar.

O professor Andrey descreveu a série Black Mirror como uma ficção sobre o presente e uma realidade ampliada do mundo virtual. Ele compreende também que o episódio White Christmas faz uma crítica à psicologia positivista, como ferramenta de controle social. Após alguns comentários, João Matta seguiu com o raciocínio sobre a sociedade de consumo e imediatismo e como a psicologia se torna um produto nos dias de hoje.

O episódio teve sua estreia em 16 de dezembro de 2014 e está disponível na plataforma de streaming da Netflix.