Cerimônia do Troféu Mulher Imprensa 2022 é marcada por manifestações contra agressão a jornalista

Share

Vencedoras do prêmio concedido pela Revista e Portal Imprensa se solidarizaram com colega agredida verbalmente por deputado – Foto: Isabella Zuppo

Isabella Zuppo (1º semestre)

O anúncio das vencedoras e a entrega da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa foram realizados na última sexta-feira, dia 16 de setembro, em cerimônia no auditório Philip Kotler da ESPM, em São Paulo. Durante os discursos de agradecimento, as premiadas destacaram a intimidação que a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura, sofreu do deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos-SP), dias antes, durante debate entre candidatos ao governo do Estado de São Paulo. Elas enfatizaram os desafios e os riscos que correm todos os dias no exercício da profissão.

Mariliz Pereira Jorge, contemplada na categoria Colunista de Jornal, afirmou que a igualdade de gênero ainda está longe de ser uma realidade no meio jornalístico e que ela e suas colegas são seguidamente atacadas por “líderes autoritários que fazem as mulheres de alvo por apresentarem ameaça”.

Além das manifestações a respeito do cenário político desfavorável à atuação da imprensa, houve também falas que evidenciaram o espaço conquistado por grupos sub-representados, como o das mulheres negras, mesmo com as limitações mais acentuadas impostas sobre elas no mercado de trabalho. “Eu movimento essas mulheres e elas me movimentam”, disse Márcia Silveira, premiada na categoria Consultoria de Comunicação Corporativa.

Reconhecimento – O Troféu Mulher Imprensa, concedido pela Revista e Portal Imprensa, é o único prêmio brasileiro dedicado exclusivamente a condecorar mulheres jornalistas. A edição deste ano, com o tema “Pertencimento & Inovação”, foi aberta com breves discursos de José Roberto Whitaker Penteado, ex-presidente da ESPM, e de Letícia Afonso, representante da Bayer – as instituições são, respectivamente, apoiadora e patrocinadora do prêmio –, que destacaram a importância e a qualidade o trabalho desempenhado pelas profissionais da imprensa.

Confira abaixo as vencedoras de cada categoria.

Âncora de Telejornal: Aline Midlej (GloboNews)
Repórter de Telejornal: Raquel Krahenbuhl (GloboNews)
Âncora de Rádio: Carla Bigatto (BandNews FM)
Repórter de Rádio: Sheila Magalhães (BandNews FM)
Repórter de Jornal ou Revista: Nayara Felizardo (The Intercept Brasil)
Fotojornalista: Marcela Bonfim (Independente)
Colunista ou Articulista de Jornal ou Revista: Mariliz Pereira Jorge (Folha de S.Paulo)
Liderança, Diretora de Redação ou Fundadora de Projetos Jornalísticos: Semayat Oliveira (Nós, Mulheres da Periferia)
Apresentadora ou Criadora de Novos Formatos (Podcast ou Programa Audiovisual): Renata Lo Prete (O Assunto)
Jornalista Revelação: Luana Souza (Globo/TV Bahia)
Consultora de Comunicação – Agência: Kerena Neves (WMcCann)
Consultora de Comunicação Corporativa: Márcia Silveira (L’Oréal Brasil)
Comunicação Pública: Hélia Araújo (Governo do Estado de São Paulo)
Jornalista na Editoria Diversidade: Márcia Maria Cruz (Estado de Minas)
Prêmio Popular (Pertencimento e Inovação): Ana Carolina Negrão (Portal da Cidade Guaxupé)


#ParaTodosVerem:
As vencedoras Nayara Felizardo, Hélia Araújo, Marcela Bonfim, Luana Souza, Márcia Maria Cruz, Semayat Oliveira, Renata Lo Prete, Marcia Silveira, Sheila Magalhães, Aline Midjed, Carla Bigatto, Kerena Neves, Mariliz Pereira Jorge e Ana Carolina Negrão estão em pé, no palco do auditório Philip Kotler, segurando os troféus. Ao fundo, uma tela projeta o nome do prêmio e o tema do ano: 16ª edição Troféu Mulher Imprensa Pertencimento & Inovação.