6º Seminário Internacional de Jornalismo ESPM/COLUMBIA University – Journalism School

Share

Ana Arakaki – Gabriella Borges – Laís de Lucca – (1º semestre)

Luiza Vezzá – Murilo Basso – (2º semestre)

Aconteceu no último dia 22 de setembro, o 6º Seminário Internacional de Jornalismo ESPM/COLUMBIA University – Journalism School, com tema ‘Jornalismo De Dados, Inovação E Novos Negócios’ no campus Álvaro Alvim da ESPM na Vila Mariana em São Paulo, com abertura do Presidente da ESPM Dalton Pastore. No evento presencial e online, coube a Armando Ferrentini – Presidente do Conselho Deliberativo da ESPM, homenagear com o título de Professor Emérito, José Roberto Whitaker Penteado – Editor da Revista de Jornalismo ESPM – Edição Brasileira da Columbia Journalism Review e Presidente da ESPM entre os anos de 2011 a 2018.

O evento contou com a participação de Elena Cabral – Professora e  Assistente do Reitor nos Programas Acadêmicos e Comunicações da Escola de Jornalismo de Columbia, que também mediou o debate sobre relatórios de dados sobre pesquisas políticas durante as eleições com a participação de Dhrumil Mehta – Professor associado de Jornalismo de Dados da Universidade de Columbia e assistente de Direção do Tow Center e Patricia Campos Mello – Jornalista da Folha de S. Paulo, ganhadora do prêmio Maria Moors Cabot de 2020, Universidade de Columbia – Escola de jornalismo.

Na segunda atividade da manhã Antônio Rocha Filho – Professor do curso de Jornalismo ESPM/SP, conduziu o debate com a participação de Mara Luquet – Fundadora e CEO do canal MyNews, Helena Bertho – Diretora de Conteúdo – Revista Digital AzMina e Conrado Corsalette – Cofundador e diretor de redação do jornal digital Nexo, cujo o tema foi novos negócios em jornalismo: inovação e possibilidades.

A terceira atividade do dia Cláudia Bredarioli – Professora do curso de Jornalismo ESPM/SP conversou com Renee Hobbs – Fundadora e diretora do Media Education Lab – Faculdade Harrington de Comunicação e Mídia da Universidade de Rhode Island, com o apoio: Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, sobre os 4 Cs da alfabetização midiática: pensamento crítico, criatividade, colaboração e habilidades de comunicação.

O encerramento ficou sob a responsabilidade da Professora Maria Elisabete Antonioli – Coordenadora do curso de Jornalismo ESPM/SP, que agradeceu a todos participantes, destacando a parceria pelo sexto ano consecutivo entre ESPM e Columbia o que contribui muito para formação dos estudantes de Jornalismo no Brasil.