Canal Futura realiza encontro com universidades na ESPM-SP

Debora Garcia, diretora de conteúdo do Canal Futura, participou da abertura do evento (Foto: Wivyanne Leiso)

“Conexão através da Comunicação – Como construir espaços de diálogos com os jovens ” foi o tema do encontro promovido pelo Canal Futura na quinta-feira, 9 de novembro na ESPM-SP. O evento contou com participação de professores e alunos de jornalismo, funcionários da emissora, representantes das universidades parceiras e o público em geral.

Esses encontros visam fortalecer as relações entre as universidades e o Canal Futura, promovendo melhorias e aumentando o diálogo entre eles. Por isso, foram convidados os representantes universitários da região Sudeste. Esse é o segundo encontro realizado em São Paulo e pela primeira vez a ESPM-SP é a anfitriã dessa conexão.

Dentre os diversos temas abordados, a conectividade foi o ponto alto do encontro. O Futura falou sobre os programas que tem versões na internet e como buscam atrair a atenção dos jovens. “Nosso principal desafio é tornar a economia e outros temas como esse interessantes para os jovens através do audiovisual”, ressaltou Debora Garcia, diretora de conteúdo.

Sessão Pipoca

Os participantes tiveram a oportunidade de estar o dia todo no evento, com alguns intervalos. O período da manhã foi marcado por debates com representantes do Canal Futura, que destacaram o importante papel das emissoras na construção social dos indivíduos. Foi levantada a posição de destaque da TV diante do atual cenário político brasileiro.

Já a “sessão pipoca”, no período da tarde, contou com diversas exibições de documentários e reportagens feitas pelas universidades parceiras, inclusive pela ESPM-SP. Painéis de debates com apresentadores da emissora e convidados foram os destaques da tarde.

Djamila Ribeiro, ativista dos direitos humanos, falou da influência do canal na sociedade. “O poder que a mídia tem é imenso de fazer as pessoas conhecerem a realidade”, afirmou. As jornalistas da rede de comunicações Mídia Ninja, Marielle Ramires e Raíssa Galvão, também abordaram temas sociais, a influência da mídia e a importância das redes sociais.

“Esses encontros favorecem muito para sabermos o que está sendo proposto, é sempre uma atualização. Conhecendo o trabalho da ESPM-SP, que é uma das melhores faculdades na área de comunicação, isso só acrescenta, traz conhecimento, conteúdo novo”, ressaltou Madalena Fagundes, jornalista da PUC TV Minas.

Por Wivyanne Leiso (1o semestre)