Campeonato de futebol reúne ex-alunos da ESPM-SP

Taça Álvaro Alvim 2015. Foto: Murilo Laiza

Com a intenção de reunir os ex-alunos da ESPM-SP, surgiu o “Eh Memo?! Futebol Society Alumni”, campeonato de futebol disputado por equipes formadas entre eles. O projeto nasceu da parceria da Alumni com a ESPM, que idealizou uma forma de reaproximar antigos colegas de faculdade num momento de descontração. Com um total de 160 atletas, o campeonato tem 8 times: Guarda Florestal, Confianinóis, Squadra Azzurra, Favoritos FC, Clube Social Benito Juarez (CSBJ), Caldeirão ESPM, Bonde do Hax e Renegados.

A primeira fase é de pontos corridos, em que todas as equipes jogam umas contra as outras. Após o final desses 7 jogos, os 4 primeiros se classificam para uma próxima fase semelhante a Série A do Campeonato Brasileiro e disputam a Taça Álvaro Alvim, como aconteceu no primeiro semestre de 2015. Já na segunda metade do ano, a disputa é pela Taça Joaquim Távora. Os 4 últimos jogam como se fosse a Série B e brigam pela Taça Seu João, que tem como prêmio a famosa coxinha. Ao todo, são quarenta jogos no Playball Pompeia, um local com quinze quadras para futebol society. Os jogos acontecem às quintas-feiras, das 20h à meia-noite, com 4 disputas por rodada.

Os campeões do primeiro semestre, Favoritos FC. Foto: Murilo Laiza.

Na rede social Facebook, uma página do campeonato foi criada e é atualizada constantemente, criando uma interação tanto para quem joga como para quem acompanha as partidas. No dia dos jogos, são postadas quais equipes se enfrentarão e em quais horários. Após os jogos, a classificação do Eh Memo?! é atualizada com as novas pontuações e saldos de gol. Além disso, outros detalhes são atualizados depois de cada rodada, como o número de cartões vermelhos e amarelos, qual time fez mais gols, o artilheiro, quantidade de gols marcados por rodada, por partida, por equipe e no total. Comentários a respeito dos jogos e seus acontecimentos também acontecem na página, aumentando a interação com o público.

Além disso, o Eh Memo?! Alumni ESPM lançou um concurso para aqueles que gostam de jornalismo esportivo irem treinando sua futura profissão. As categorias são: Narração, Resumo Pós-Jogo, Fotografia e Entrevista. Os alunos podem participar em mais de uma categoria, e produzir quantas peças desejar. Uma semana após a publicação, os conteúdos com mais “likes” serão premiados com uma semestralidade da Alumni ESPM e ingressos para a ESPM In Gala 2015/2. Para participar, é só acessar o link.

Giovanna Lunardelli (3º semestre)