Campanha de ONG alerta sobre a “banalização da notícia”

Share

 

Foto: Divulgação

No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza, e a ONG Teto, que constrói moradias e oferece apoio a comunidades carentes, está chamando a atenção para este fato, ao lançar, recentemente, uma campanha que chama a atenção para “o que deixa de ser notícia”.

Nos anúncios, moradores da comunidade Malvinas, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, foram fotografados enquanto seguravam cartazes com as manchetes que destacam matérias sobre celebridades. “Famosa é vista falando ao celular” e “Cantor é visto de guarda-chuva na chuva” são exemplos das “notícias” destacadas.

Segundo disse ao jornal espanhol El País, Julio Lima, diretor Social da TETO, todas as manchetes foram retiradas da internet, onde realmente foram notícia: “Essa campanha não é uma crítica direta às pessoas que consomem essas notícia, mas é um convite para que elas deem atenção à pobreza também”.

Uma das notícias que inspirou a campanha foi postada pelo portal Terra há quatro anos. A manchete “Caetano Veloso estaciona carro no Leblon nesta quinta-feira” vinha acompanhada de três fotos do cantor. A banalidade da notícia acabou viralizando, e deu origem à hashtag #CaetanoEstacionaNoLeblon, usada por internautas até os dias de hoje.

O TETO, atualmente presente em 19 países, foi fundado no Brasil em novembro de 2006 na cidade de São Paulo. Desde então, 1040 casas de emergência já foram construídas para ajudar famílias em situações de pobreza e condições de moradia precárias em municípios do estado de São Paulo.

As peças também foram criadas para a campanha COLETA 2015, realizada nos dias 22, 23 e 24 de maio. Mais de 5.000 jovens voluntários estarão nas ruas de São Paulo, Campinas (SP), ABC (SP), Rio de Janeiro, Curitiba (PR) e Salvador (BA) para arrecadar fundos para dar continuidade aos trabalhos que a ONG desenvolve em comunidades.

Ethel Daltrozo (1º semestre)