A Caixa Cultural São Paulo irá exibir a exposição até o dia 11 de novembro e depois ainda será exposta em mais 60 países. Foto: Marina Morais
Marina Morais – 2° semestre
Desde o dia 14 de setembro, o museu Caixa Cultural de São Paulo está exibindo a exposição itinerante World Press Photo 2024, que reúne todas as fotos vencedoras do concurso anual de mesmo nome. Em sua 67ª edição, a exposição conta com uma curadoria de 129 fotografias que abordam temas de grande relevância para o ano de 2024, tais como guerras, meio ambiente, migração, relações familiares e doenças
Antes de chegar a São Paulo, a mostra também esteve em exibição na Caixa Cultural do Rio de Janeiro e ainda seguirá para Berlim, Roma e Hong Kong. De acordo com dados do evento, mais de três mil fotógrafos de 130 países se inscreveram para o concurso, por volta de 60 mil fotografias foram submetidas. No total, 24 projetos foram premiados juntamente com seis menções honrosas, e pela primeira vez na história do concurso quatro brasileiros estavam na lista de vencedores.
Os fotógrafos que representaram o Brasil foram Lalo de Almeida, Felipe Dana, Renata Brito e Gabriela Biló. Premiada na categoria individual da América do Sul, a série fotográfica “Seca na Amazônia” de Lalo de Almeida aborda a realidade de diversos grupos indígenas que não tem acesso a rodovias e tem que caminhar ao longo do leito seco do rio para chegar às suas casas. Além disso, o ensaio de Felipe Dana e Renata Brito foi o vencedor da categoria Formato, “À Deriva” relata a história de um barco vindo da Mauritânia, que foi encontrado cheio de homens mortos, na costa da ilha de Tobago.
Entre as seis fotos escolhidas para menção honrosa, Gabriela Biló se destacou com “Insurreição”, uma imagem tirada no dia 8 de janeiro de 2023 que capturou os eventos ocorridos no dia, tais como a invasão ao Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. A “Imagem do Ano” foi registrada pela fotógrafa Mohammed Salem, na foto, uma mulher abraça o corpo de sua sobrinha morta, a fotografia ilustra as dificuldades que o povo palestino vem enfrentando há anos devido ao conflito na Faixa de Gaza.
Fundada em 1955, a World Press Photo destaca os exemplos mais cativantes, informativos e inspiradores do fotojornalismo e da narrativa visual ao redor do mundo. A Caixa Cultural São Paulo irá exibir a exposição até o dia 11 de novembro e depois ainda será exposta em mais 60 países.
Veja a seguir a fotogaleria do evento: